Instituições

Instituto Doando Vida por Rafa e Clara

Scia Quadra 8, Guará, Brasília, DF, Brasil
Líderes
Sobre

O sonho e a saudade como motivação

O Instituto Doando Vida é um projeto que nasceu do sonho de fazer o bem, de saciar a fome. Ele foi idealizado e está sendo conduzido pelos pais, familiares e amigos de Rafaela Andrade, nutricionista cujo objetivo era trabalhar em prol de crianças que sofrem com a pobreza e a fome. Rafaela e a filha, Clara, eram cheias de vida, amavam-se e eram extremamente amadas. Lamentavelmente, em agosto de 2013, um acidente fatal, no Canadá, interrompeu a história e os sonhos das duas. Rafa tinha 26 anos, e Clarinha, 2.
A partida precoce deixou um imenso vazio em todos que com elas conviviam. Mãe e filha, contudo, semearam um legado de sentimentos e ideias que uniram centenas de pessoas em torno de um único propósito: ajudar crianças carentes e suas famílias a reerguerem-se para conquistar a dignidade e a cidadania.
Você pode sonhar com a gente, você pode mudar vidas com a gente! O IDV é a esperança de dezenas de crianças!


Em julho de 2018, o Instituto Doando Vida por Rafa e Clara desembarcou nos arredores da Chácara Santa Luzia, uma invasão localizada às margens da Cidade Estrutural, a 15 km do centro de Brasília.


A Organização Não Governamental está instalada em uma área regularizada, muito próxima às casas de crianças que vivem em situação de extrema vulnerabilidade social e nutricional. O local, antigo depósito de uma construtora, foi reformado e completamente adaptado para acolher diariamente, das 7h às 17h, uma garotada de 2 a 5 anos.

A ONG oferece alimentação, educação e atividades culturais para as crianças, além de acompanhamento psicológico e social para as famílias da comunidade. O prédio é equipado com salas para atividades pedagógicas, parquinho, cozinha industrial, banheiros com chuveiros para os pimpolhos, brinquedoteca, refeitório e salão multiuso. Nós, do Instituto Doando Vida por Rafa e Clara, trabalhamos para acolher, amparar e proporcionar uma primeira infância digna às crianças da Santa Luzia, contribuindo para o crescimento socioeducativo das famílias e da comunidade atendida.
Querem saciar as fomes do presente para dar chance ao futuro.