Instituto de Juventude Iniciacao Formacao e Capacitacao Prof Daniel Comboni - Centro de Apoio a Familia - CAF
E-mail: caf.marra@yahoo.com.br
Telefone: (11) 3276-6068
O projeto pretende apoiar e orientar famílias e adolescentes, garotas, que a partir de uma situação específica, possam se organizar e equacionar seu futuro em bases mais seguras e condizentes, com o mínimo de dignidade e que também possam ser protagonistas de sua história e modelo de desenvolvimento e crescimento para outras, em situação similar.
Objetivos
Atender adolescentes, vítimas de abandono, maus tratos, violência, abuso sexual e grávidas, eventualmente crianças.
Atender e orientar, famílias que, a partir de situações concretas, necessitem de apoio para se reestruturar e que por algum motivo específico, busquem o projeto.
Fortalecer as famílias que busquem o projeto para que se organizem, conseguindo assim lidar com os seus filhos e problemas ou situações específicas e se tornem agentes multiplicadores na comunidade.
Orientar os pais para lidar com seus filhos/educados sobre limites, equilíbrio emocional, e outras situações através de grupos de apoio nos N.S.E (Núcleo Sócio Educativo).
Dar suporte psicológico aos coordenadores e educadores dos núcleos para lidar adequadamente com as crianças e adolescentes em atendimento.
Outros objetivos da sede
Refletir com adolescentes grávidas e jovens mães sobre sua saúde reprodutiva, através de diálogos e encontros grupais, visando uma conscientização de sua vulnerabilidade física e psíquica e as formas de lidar com a mesma.
Trabalhar e fortalecer sua auto-estima para que possam exercer melhor o papel de mães, mudando alguns paradigmas de violência, visando a prevenção quanto a futura gravidez e o desenvolvimento saudável de seus filhos e o seu próprio.
Diagnosticar as situações concretas de saúde, dessas adolescentes e encaminhá-las devidamente.
Trabalhar em grupo com as adolescentes para a solução de problemas específicos.
Incentivar e encaminhar as adolescentes para a continuidade dos estudos.
Promover e facilitar formas de auto-sustento e liderança
Atender, refletir, orientar, encaminhar as famílias que recorram ao projeto em busca de auxilio, para o atendimento devido a si e a seus filhos, em educação, saúde, profissionalização, trabalho, moradia, e demais direitos sociais.
Orientar e trabalhar o fortalecimento dos vínculos familiares favorecendo os laços afetivos, para que a família exerça sua função de proteger, educar e formar cidadãos autônomos.
Reunir bimestralmente por núcleos, os pais das crianças/adolescentes, para orientá-los a lidar com seus filhos.
Reunir bimestralmente coordenares e educadores dos núcleos para orientá-los a lidar com seus educados.
Contribuir para a formação de famílias autônomas e participativas na sociedade.