Instituições

Lar Maria Clara - Contagem

Contagem, MG, Brasil
Líderes
Sobre

undado em 1927 e funcionando no mesmo local desde então, o Lar Maria Clara é, para muitos, a última morada. Mantido pelo Conselho Central São Francisco de Assis da Sociedade São Vicente de Paulo, através de doações de amigos e parceiros, a entidade também conta com o convênio da Prefeitura, que mantém parte do quadro de funcionários e especialistas da casa.

O Lar Maria Clara possui 70 vagas, divididas em 25 quartos com duas, três ou quatro camas, em duas alas: feminina e masculina. Atualmente, a casa assiste 64 idosos. Nos quase três mil metros de área construída, ainda funcionam uma lavanderia, refeitório, pátio e ala de cuidados especiais.
No Lar Maria Clara, os internos encontram acolhida e assistência de que necessitam, e uma infra-estrutura ideal para que viva a velhice de maneira saudável e digna. A Casa oferece três refeições diárias e lanches entre as refeições, com os acamados e os com dificuldade de locomoção recebendo atenção especial oferecida pelas assistentes sociais especializadas.

Eles também contam com equipe formada por médico, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional, além de receber intervenções culturais de grupos de teatro, corais e pessoas que procuram o Lar para visitar e dedicar uma parte de seu tempo. Alguns ainda são levados ao forró no Espaço Bem Viver, todas as quartas-feiras para se divertirem. Além disto, podem receber visitas de familiares e amigos todos os dias das 14 às 18 horas.

De acordo com a atendente do Lar Maria Clara e membro da SSVP, Joana Costa Silva, para o idoso ingressar no Lar, as assistentes sociais vão até sua casa, avaliam o modo como ele vive, marca com a família, se tiver, e promove uma sindicância para apurar a real necessidade de se manter o idoso no Lar. Porém, ele só é internado se concordar, quando ainda é consciente e capaz de emitir opinião, passando, à seguir, por uma avaliação com a equipe médica quando então é internado.

Manutenção
Mesmo com o convênio com a Prefeitura e a manutenção da SSVP, o Lar carece, e muito, de doações para manter os idosos e toda a infra-estrutura que garante a eles uma velhice mais digna. Os interessados em colaborar, podem ir diretamente à entidade ou entregar suas doações à conferência vicentina mais próxima de sua casa, ou ainda contatar pelo telefone (31) 3398-7189.

Mas, além de dinheiro, roupas e materiais geriátricos, os idosos também carecem de companhias e, principalmente, de carinho. Por isso, o Lar Maria Clara está de portas abertas a toda a comunidade que queira dedicar um pouco de seu tempo ajudando os simpáticos moradores desta casa. Para agendar sua visita é só ligar para o mesmo número ou enviar um e-mail para o endereço larmariaclara@bol.com.br.