Dia Mundial Sem Carro: conheça ações para deixar o carro em casa
O Dia Mundial Sem Carro é comemorado em 22 de setembro. Criada na França em 1997, a data logo se espalhou mundo afora, chamando as pessoas a refletir sobre a necessidade do automóvel nas grandes cidades. Antes visto como símbolo de progresso, o carro hoje é parte de um problema, a sustentabilidade. Por consumir combustíveis fósseis, ocupar muito espaço e gerar poluição não apenas ambiental, mas também sonora, o uso do veículo precisa ser repensado. Afinal, ninguém aguenta mais tanto ar sujo e engarrafamento, não é?
Algumas ações mostram que dá para deixar o carro na garagem, ou ao menos, tornar o uso mais racional, melhorando a qualidade de vida. Dê uma olhada:
Bikes compartilhadas
Diversas cidades já disponibilizam sistemas de aluguel de bicicletas para estimular as pessoas a pedalarem em vez de pegarem o carro para percorrer pequenas distâncias. Alguns condomínios, de moradia ou trabalho, também estão entrando nessa onda. Um condomínio de escritórios na zona de São Paulo, por exemplo, desde junho possui estações de compartilhamento de bicicletas ao lado de um bicicletário para quem quiser chegar pedalando ao trabalho. As nove mil pessoas que circulam por lá podem pegar a bicicleta para ir de um prédio a outro ou mesmo para sair do condomínio. Para estimular a prática, o condomínio instalou vestiários para que as pessoas possam tomar banho.
Foto: Carolina Rivas/Bike é Legal
Conheça sua cidade a pé
Às vezes, a distância é curta e pode ser feita a pé, mas, mesmo assim, as pessoas optam pelo carro. Uma iniciativa de moradores de Fortaleza quer incentivar a caminhada na cidade e o faz instalando placas de sinalização para pedestres. O projeto “Caminha, Fortaleza”, inspirado no norte-americano “Walk Your City”, aponta as distâncias mais curtas para diversos pontos de interesse, não só turístico, mas também de trabalho e comércio. Segundo os organizadores, o objetivo é fazer as pessoas deixarem o carro em casa e conhecerem melhor os bairros da capital cearense.
Foto: Projeto Caminha Fortaleza
Bike da firma
Um aplicativo promete ajudar as empresas a incentivar os funcionários a pedalarem. O “Bike da Firma”, disponível para iOS e Android, contabiliza distância percorrida, calorias gastas e gases poluentes economizados pelo ciclista no caminho para o trabalho e dá prêmios por metas alcançadas.
Que tal fazer o mesmo?