Agência do BB de Pernambuco mobiliza clientes para prevenir as doenças zika, chikunguya e dengue

Situações de crise despertam o espírito público dos funcionários BB espalhados pelo país! Eles fazem sua parte no combate ao enfrentamento da infestação do Aedes aegypti.

O Comitê de Voluntariado da agência Cabo (PE) mobilizou suas equipes de atendimento para ajudar na erradicação do mosquito tomando a seguintes atitudes: os funcionários, em parceria com a secretaria estadual de saúde, passaram a distribuir panfletos e colocaram cartazes na sala de autoatendimento da dependência para conscientizar os clientes sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti. Ações simples, mas que fazem toda a diferença para auxiliar a comunidade local!

A supervisora de atendimento da agência Gina Machado Barros Viana falou sobre a ação:“Decidimos fazer aqui um trabalho de esclarecimento e orientação"

Funcionária BB da agência Cabo (PE), distribuindo material informativo da Campanha

O gerente de negócios da agência, Maximiano Porto de Lucena, afirma que a iniciativa foi muito bem recebida pelo público e pelos funcionários: “os clientes entendem o Banco como parte da comunidade, e oferecer informações de utilidade pública só reforça ainda mais nosso Espírito Público”.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, existem atualmente mais de 3,5 mil casos suspeitos de microcefalia relacionados ao vírus zika no país. O estado de Pernambuco possui a maioria dos casos – 35%.

A equipe da agência Cabo (PE) está negociando com a secretaria de saúde o recebimento de novo estoque de panfletos e materiais de orientação, pois entendem que o grande movimento da agência constitui uma oportunidade para disseminar informações educativas.

Por sua vez, o Ministério da Saúde irá reforçar a orientação à população sobre o combate ao mosquito nas residências e programou mobilizações com mais de 266 mil agentes comunitários de saúde, 6.188 profissionais das equipes de Atenção Domiciliar/Melhor em Casa, e cerca de 44 mil agentes de endemias para o controle do vetor e eliminação de criadouros por todo o país. Além das equipes, as Forças Armadas e a Defesa Civil darão apoio logístico para transporte e distribuição de inseticidas e de profissionais de saúde. Os dois órgãos também vão atuar em visitas a residências para eliminação e controle do vetor, além de mobilizações de prevenção como mutirões.

São ações em conjunto de suporte a campanha nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, que chama a atenção para a importância da limpeza para eliminação dos focos do mosquito da dengue e a campanha informativa para gestantes e mulheres em idade fértil, com página na internet e aplicativo de celular com informações sobre microcefalia e vírus Zika.

Vamos nos mobilizar pelo restante do país? Esta é uma campanha voluntária educativa de fácil execução!

Você, voluntário BB, sempre faz a diferença na sua comunidade e ajuda a fortalecer as ações de cidadania em todo o Brasil!

Para maiores informações consulte o site do Ministério da Saude e obtenha material para distribuição em sua comunidade: http://portalsaude.saude.gov.br/

Quer saber mais sobre as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti?

Acesse em http://combateaedes.saude.gov.br/

Acesse Cartilha do Ministério da Saude em pdf Zika