1º de outubro - Dia Internacional do Idoso
Em primeiro de outubro comemora-se o "Dia Internacional do Idoso. Este dia foi instituído em 1991 pela (ONU) Organização das Nações Unidas e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa. A mensagem do dia é passar mais carinho aos idosos, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela família.
No Dia Internacional do Idoso ocorrerão várias iniciativas para a população como palestras, sessões de atividade física e workshops de artes manuais. Em 2015, o 25º. Dia Internacional do Idoso é celebrado pela ONU tem o tema: "Ambientes urbanos sustentáveis e inclusivos para todas as idades". De acordo com dados do IBGE, existem no Brasil cerca de 19 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, o que representa, pelo menos, 10% do total da população. Estimativas da OMS apontam que de 1950 a 2025 a quantidade de idosos no país aumentará quinze vezes. O Brasil ocupará o sexto lugar quanto ao contingente de idosos, alcançando, em 2025, aproximadamente 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade.
Direitos dos Idosos
Os idosos possuem seus direitos garantidos por Lei. A partir de primeiro de outubro de 2003 entrou em vigor, no Brasil, o Estatuto do Idoso. O documento apresenta várias normas a serem cumpridas e respeitadas pela população. “Têm por objetivo deliberar sobre políticas públicas, controlar ações de atendimento, além de zelar pelo cumprimento dos direitos do idoso, de acordo com o novo Estatuto”, sendo mais um instrumento para o exercício da cidadania.
Alguns direitos dos idosos são mais fáceis de vivenciarmos: existem atendimentos preferenciais para os mesmos em bancos, supermercados; não precisam enfrentar filas (somente as de idosos); existe o acesso livre em ônibus urbanos; vagas especiais nos estacionamentos; 50% de descontos em atividades de cultura, esporte e lazer; distribuição de remédios de hipertensão e diabetes gratuitamente; não podem sofrer discriminação por idade na contratação para o trabalho.
O evenlhecimento é uma dádiva
Nesse sentido, saiba que o envelhecimento é algo natural,assim como qualquer outra fase da vida humana. Porém, muitos cuidados precisam ser tomados, sobretudo com a saúde. É necessário que a pessoa, ainda na fase adulta, esteja preparada para envelhecer bem. Por isso, atividades físicas regulares como caminhadas, natação, vôlei e dança de salão são ótimas opções.Os idosos devem ser respeitados em todos os aspectos. Envelhecer é um privilégio. Afinal, se tornar idoso é um presente da vida!