Cinco motivos para comemorar 30 anos do Dia Nacional do Voluntariado

Em 28 de agosto comemoramos "Dia Nacional do Voluntariado", que foi instituído em 1985. Para apagar as velinhas de 30 anos e acender a vontade de fazer o bem, separamos alguns motivos para você dedicar parte do seu tempo a ações sociais voluntárias:

1. Fazer a diferença

O voluntariado é uma experiência gratificante, na qual você você pode realizar uma ação que marca a vida de alguém (e a sua também). Um pequeno gesto pode significar muito para o outro, que certamente guardará essa lembrança por muito tempo.

2. Desenvolver habilidades

O voluntariado pode ser uma das melhores formas de aprender. Às vezes, não nos damos conta, mas ao organizar uma atividade voluntária, além de trabalharmos em equipe e aprender muito coletivamente, temos contato com planejamento, negociação, avaliação e outras habilidades muito úteis para qualquer carreira. Ao fazer o bem para os outros, você também faz bem a si mesmo!



3. Adquirir lições de vida

Conhecer pessoas com realidades diferentes da sua é ótimo, pois mostra como encarar a vida de outra maneira. Tem gente que com pouco faz muito, e com a ajuda de outros, ainda mais. É uma boa oportunidade de ver que com garra se faz muita coisa.





4. Abrir a cabeça para novidades

A rotina do trabalho muitas vezes pode ser entediante, mas uma atividade paralela talvez seja o caminho para colocar a cabeça para funcionar de outra maneira. E isto é ótimo para relaxar e renovar as energias, além de abrir portas para novas áreas de trabalho. Ao fazer uma sopa deliciosa para ser distribuída no inverno, pode surgir um novo cozinheiro!



5. Criar laços

Há muita gente na sua empresa com quem você não fala, certo? Por exigir diálogo, o voluntariado faz as pessoas conversarem, exporem suas ideias e chegarem a conclusões conjuntas. Desse processo, podem surgir amizades para a vida inteira (e já ouvimos até casos de casamento que começaram numa atividade voluntária)



Comemore!

Com tantos motivos para celebrar, é hora de agendar aquela comemoração. A programação é vasta, mas selecionamos algumas atividades que marcam esse dia especial do nosso calendário:

  • Em 24 de agosto, a Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133, Centro, Curitiba) organiza a palestra “O que é ser voluntário”, às 18h30, com entrada gratuita. O evento se repete no dia 31, no Centro de Ação Voluntária de Curitiva (Rua Ébano Pereira, 359, Centro, Curitiba), às 9h.

  • Nos dias 27 e 28 de agosto, a ONG Minas Voluntários e a Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (Fundamig) promovem o terceiro Fórum Internacional do Voluntariado Transformador no auditório da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em Belo Horizonte. Você encontra mais informações aqui.

  • Em 27 de agosto, a Avesol (Associação do Voluntariado e da Solidariedade), de Porto Alegre, comemora o Dia Nacional com um evento no prédio 50 da PUC-RS, das 16h às 20h. A programação inclui palestras e oficinas sobre solidariedade. Mais detalhes no site da ONG.

E você, o que está programando? Conte para a gente nos comentários!