Voluntariado Online da ONU
Fazer o bem e compartilhar conhecimento é uma das formas positivas e significativas de trabalho voluntário. O Portal do Voluntariado Banco do Brasil vinculou matérias com o tema "Voluntariado Digital/Online" (leia aqui).O tema no Brasil é consideravelmente novo e muitos voluntários presenciais não sabem ou não conhecem outras formas de participação e engajamento.
Nesse sentido e em virtude da globalização, o "Programa de Voluntários das Nações Unidas (VNU)", criou um serviço de voluntariado que incentiva brasileiros a contribuirem de forma online para a paz e o desenvolvimento. Em 2015, o serviço tornou viavél a publicação de ofertas em português, que, até então era em inglês, francês e espanhol, facilitando a interação entre organizações, agências da ONU e entidades do governo que buscam contribuir para a paz e o desenvolvimento.
Sobre o Voluntário Online: A criadora do serviço para a América Latina, Margarita Lizcano, cita no site oficial das Nações Unidas que a plataforma representa um braço do programa de voluntários da ONU e amplia a oportunidade de colaboração para aqueles que não podem viajar para atuar como voluntários com agências em outras partes do mundo.
Já são mais de 450 mil pessoas registradas na plataforma e mobiliza cerca de 11 mil pessoas por ano, que colaboram com diferentes iniciativas publicadas no site. A plataforma que ainda é nova, e já conta com mais de 500 voluntários brasileiros, sendo o maior número na América Latina, seguido por Colômbia. Por meio do Portal da ONU online no Brasil mais de 2.600 brasileiros já ajudaram organizações e em diversas missões.
Perfil dos voluntários
Entre o público-alvo estão jovens universitários que querem ganhar suas primeiras experiências laborais, executivos que buscam ganhar conhecimento em outras áreas e idosos que encontram neste programa uma chance de compartilhar a sabedoria adquirida ao longo da vida. O voluntariado ainda permite trabalhar em um ambiente multicultural e expandir redes, algo essencial em um mundo cada vez mais globalizado.
As organizações brasileiras também se beneficiam do serviço, ao poder publicar gratuitamente seus pedidos de apoio em diferentes áreas. Os recursos que seriam dedicados a elaboração de um site ou um aplicativo para celular, por exemplo, podem, por meio desse apoio voluntário, ser revertidos para os beneficiários finais das ONGs.
Como torna-se um voluntário?
Visite o site www.onlinevolunteering.org e crie um perfil que descreva suas habilidades. Os usuários podem optar por receber alertas com as oportunidades que se encaixem com seu perfil. Diariamente, o programa de voluntariado da ONU também publica cerca de 100 oportunidades em sua conta do Twitter. Os voluntários podem se increver para qualquer vaga publicada; a seleção fica a critério de cada organização.
O Programa de Voluntários das Nações Unidas (VNU) entende essa atividade como universal e inclusiva e a reconhece em toda a sua diversidade, assim como os valores que a sustentam: livre arbítrio, dedicação, compromisso e solidariedade.
Saiba mais pelos sites:
Fontes: