Doações ao FIA com dedução de IR podem ser feitas até 30 de abril
Doações FIA
Você sabia…
…que pode contribuir para um futuro saudável para crianças e adolescentes ao doar parte do seu imposto devido para os Fundos da Infância e Adolescência (FIA)?
…e que pode contribuir tendo tanto imposto a pagar como a restituir, bastando apenas que efetue sua Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda por meio do Modelo Completo?
Mecanismo de Doação e Dedução do Imposto de Renda
Todo cidadão contribuinte, que tem imposto a pagar ou a restituir e que faz a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda por meio do Modelo Completo, pode fazer a destinação ao FIA sem nenhum custo.
Até 30 de abril, prazo final para entrega da declaração, o contribuinte pode optar por destinar até 3% do imposto devido diretamente no programa de declaração da Receita Federal. Para quem já doou ao FIA durante o ano-calendário de 2013, esse limite pode chegar a até 6% do imposto devido. Os valores doados dentro desses limites podem ser deduzidos integralmente na declaração de ajuste.
Clique aqui para saber mais sobre os limites e mecanismos dessa doação.
E, para saber mais sobre o FIA – Fundo para a Infância e Adolescência, clique aqui.
Mobilização Banco do Brasil
Desde 2004, o Banco do Brasil incentiva a utilização desse mecanismo por seus funcionários e familiares, colaboradores e clientes.
Em 2014, firmou parceria com entidades reconhecidas nacionalmente pelo trabalho desenvolvido em prol de crianças e adolescentes portadores de câncer, por meio da Coniacc – Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer, com 43 entidades filiadas em todo o país – e de deficiência, por meio da AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente e da APABB – Associação de Pais e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade. Essas instituições atendem crianças e adolescentes de todo o Brasil e, ainda, apoiam as famílias nos períodos necessários aos tratamentos.
(assista ao vídeo da assinatura de parceria entre o BB e a Coniacc: público externo e público interno)
Para conhecer mais sobre as 14 entidades filiadas à Coniacc que podem receber doações do FIA em 2014, a AACD e a APABB, clique aqui.
Passo-a-passo para Doação diretamente no Programa IRPF 2014
-
Acesse aqui o roteiro com os passos para efetuar sua doação
-
Para direcionar sua doação ao FIA a umas das entidades parceiras da campanha do BANCO DO BRASIL, siga os seguintes passos:
2.1. Escolha a(s) entidade(s) que deseja doar a partir da relação constante aqui;
2.2. Verifique, na relação, o “Tipo de Fundo” e o “Fundo” da(s) entidade(s) que você deseja beneficiar com sua doação e selecione esse Fundo quando for registrar sua “Doação Diretamente na Declaração – ECA” na Declaração de Ajuste Anual (passo 7 do roteiro);
2.3. Imprima em PDF (ou digitalize) o(s) DARF e o(s) comprovante(s) de pagamento;
2.4. Anexe o(s) DARF e o(s) comprovante(s) de pagamento em um e-mail.
Atenção: se você doar para mais de um fundo, elabore um e-mail para cada doação realizada;
2.5. Enderece a mensagem para os endereços eletrônicos constantes da coluna “e-Mails para Campanha BB” da relação, sempre com cópia para voluntariadobb@bb.com.br;
2.6. Para o título da mensagem, utilize “Destinação FIA IR 2014 – Mobilização BB”;
2.7. No corpo do email, informe os dados abaixo para que o Fundo possa efetuar a correta destinação para a entidade escolhida:-
Esta doação se destina à Instituição: (entidade a ser contemplada)*
-
Nome: (do contribuinte doador)
-
CPF: (do contribuinte doador)
-
Endereço: (completo do contribuinte doador)
-
email: (do contribuinte doador)
-
Telefone: (do contribuinte doador)
-
-
Pronto! Sua doação será declarada automaticamente pelo programa da Receita Federal. Lembre-se de guardar o(s) DARF e o(s) comprovante(s) de pagamento.
Bonificação ATB / Sinergia 2014
Se você for funcionário da ativa do Banco do Brasil, além do seu apoio na proteção e na defesa dos direitos da criança e adolescentes, você ainda pode contribuir para o ATB/Sinergia 2014 de sua dependência!
Para tanto, basta registrar os valores doados ao FIA no aplicativo GRS (Gerenciador de Recursos Sociais) – opção 21.2.