Ser educador da FBB em MG: uma nova – e nobre – missão na aposentadoria

Algumas funcionárias BB aposentadas de Belo Horizonte demonstram que estão em plena atividade e, compartilhando suas décadas de experiência, iniciam esta semana as aulas do curso de alfabetização de jovens e adultos, com reaplicação da tecnologia social BB Educar, da Fundação Banco do Brasil - FBB. Tudo começou quando esse grupo de colegas aceitou um convite da FBB para participar do curso de formação de educadores BB Educar, oferecido para aposentados de todo o País, dentro do Programa BB Integração e realizado no segundo semestre do ano passado.

Depois da capacitação e de reuniões de planejamento, foram elaborados e apresentados os projetos para formação de duas turmas, conforme o edital da Chamada Pública BB Educar Integração de 1º/07/2015. O edital previa a seleção de projetos de atividades educacionais voltadas para a alfabetização de jovens e adultos, que contribuíssem para o desenvolvimento do indivíduo, suas habilidades e aptidões, além de fortalecer o direito à educação de forma igualitária, sem qualquer tipo de distinção.

Para a montagem das duas turmas, a FBB formalizou convênio com a Associação Mineira da Amizade (AMA) e Comunidade Associada para Reciclagem de Materiais da Região da Pampulha (Comarp). Os projetos aprovados receberam verba de R$ 5 mil para cada núcleo de alfabetização, destinados à aquisição de mobiliário e material escolar, conforme listagem definida no edital. Cada núcleo é composto por até 20 alfabetizandos e dois alfabetizadores e tem carga horária semanal de seis horas/aula. O prazo de duração das aulas é de oito meses, totalizando 192 horas/aula.

A metodologia do BB Educar é concebida com base nos princípios de uma educação libertadora e na prática da leitura do mundo, considerando-se a realidade do alfabetizando como ponto de partida do processo educativo. Identifica-se com os princípios filosóficos e políticos de educação concebidos por Paulo Freire, os estudos psicolinguísticos de Emília Ferreiro e a realidade histórica, política, socioeconômica e cultural do alfabetizando, considerados por Liev Vygotsky.

Eis aí um típico – e louvável – exemplo de “vida ativa”. Gostou da ideia? Para saber mais sobre esse trabalho, ligue para: (DDD 31) 99332-6553 ou 99908-8586, turma da entidade AMA (3273-8590); 97588-6803 ou 98895-0592, turma da Comarp (3495-2613).

Fonte texto: BB - Super de Negócios Varejo e Governo de Minas Gerais