Conheça o quarto projeto premiado no PVB 2014
O Portal do Voluntariado BB entrevista o quarto dos cinco contemplados no Prêmio Valores do Brasil (PVB), na categoria Voluntariado.
Apresentamos o projeto “Implantação de Unidade Produtiva Experimental e Apoio à Transferência de Tecnologias aos Produtores de Ovinos e Caprinos de Padre Marcos – PI”, apoiado pelo funcionário da Superintendência Estadual do Piauí, Antônio Carvalho Machado Neto, que atua como voluntário desde 2003.
O projeto, encaminhado pela ASCOP – Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos de Padre Marcos – PI, organização fundada em 2008, tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida dos pequenos produtores da região e suas famílias e o fortalecimento da cadeia de valor da atividade pecuária no município.
O público beneficiado pelo projeto é formado por produtores rurais, criadores de ovinos e caprinos, com rebanho de até 40 matrizes e com renda familiar predominantemente originada de atividades agropecuárias vinculadas ao próprio imóvel rural. “Verifiquei que os produtores necessitavam de um local onde fosse possível demonstrar boas práticas de produção e adoção de novas tecnologias para que pudessem melhorar as condições de produção e reduzirem o impacto ambiental na caatinga”, ressaltou o voluntário.
“O projeto propunha trabalhar com a ideia de ciclo sustentável, onde cada etapa era importante para o bom andamento da outra. É gratificante perceber o quanto uma pequena iniciativa (considerando os poucos recursos utilizados) pode contribuir para fortalecer uma comunidade rural, melhorando as condições de trabalho e elevando a renda dos produtores rurais, conservando os recursos naturais existentes. É exatamente isto que está ocorrendo na localidade Pitombeira”, destacou Antônio.
Os recursos do projeto foram aplicados em:
• Construção de um centro de manejo (galpão, baias, currais, comedouros e bebedouros), de cisterna de placas e cercas de arame;
• Aquisição de uma máquina agrícola (motoensiladeira);
• Aquisição de rebanho ovino (01 reprodutor e 25 matrizes);
• Implantação de 2,0 ha de culturas forrageiras (milho, sorgo, leucena, palma e capim);
• Realização de 96 horas de consultoria especializada junto aos produtores;
• Participação dos produtores no dia a dia da Unidade.
“A implantação da Unidade Produtiva Experimental tornou-se um valioso instrumento de validação e disseminação de tecnologias sociais no segmento agropecuário”, lembrou o voluntário.
Para Antônio, ser voluntário é “acreditar nas pessoas, ter sensibilidade para identificar os problemas locais, conviver com os outros em condição de igualdade, ganhar a confiança de um grupo, saber que qualquer funcionário do Banco é capaz de tornar a vida das pessoas melhor, acreditar no seu poder transformador e contribuir para criar um ambiente favorável à transformação”.
• Para conhecer mais sobre Antônio Carvalho Machado Neto, clique aqui.
• Clique aqui para visualizar a relação de todos os projetos ganhadores.