A primeira edição da Virada da Saúde ocorre em São Paulo de 7 a 12 de abril

Depois da virada cultural e da virada esportiva, outra ação nesse formato vai fazer parte da agenda das grandes cidades. A primeira edição da Virada da Saúde de São Paulo vai mostrar a importância da qualidade de vida nas metrópoles por meio de mutirões, atividades esportivas e arte. A data escolhida para iniciar as ações foi 7 de abril, Dia Mundial da Saúde. Até 12 de abril, praças, estações de metrô e ônibus, além de parques da capital paulista serão tomados por voluntários e agentes de saúde dedicados a mostrar que a relação de cada um com a cidade é a chave para uma vida mais saudável.

O papel do cidadão na promoção de sua própria saúde e de seus familiares e amigos nos centros urbanos é o que mais conta nos dias atuais”, explica Evangelina Vormittag, diretora presidente do Instituto Saúde e Sustentabilidade, uma das entidades organizadoras da virada.

Por “saúde”, entenda-se não só a prevenção e o combate a doenças, mas a importância de se viver em um ambiente sustentável, onde a forma de viver ganha importância. “É fundamental que as pessoas possam interagir com os espaços da cidade na construção de ações voltadas à qualidade de vida e ao autocuidado. É o que queremos estimular com a Virada da Saúde”, destaca o secretário municipal da Saúde, José de Filippi Jr. A prefeitura paulistana também é responsável pela realização do evento, que este ano passou a integrar o calendário oficial da cidade.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os efeitos da urbanização na qualidade de vida das pessoas é um dos maiores desafios do século. Daí a necessidade de melhorar a interação dos moradores com as metrópoles, que precisam se tornar mais voltadas para o bem estar dos indivíduos.

Atividades

Para mostrar como é possível melhorar a convivência com a cidade, a Virada da Saúde terá mais de 200 ações gratuitas para todos os gostos, divididas em quatro eixos:

O médico-assistencial organiza mutirões para esclarecer questões relativas a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças. Um exemplo é a oficina de prevenção de queda de idosos, organizada pelo Hospital Universitário da USP (Av. Prof. Lineu Prestes, 2565) no dia 9, das 10h às 14h.

O de bem estar vai trabalhar atividades de esporte, lazer e nutrição. Entre as atividades, a roda de conversa “por que comer ficou tão complicado?”, no Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 100), às 15h30 do dia 10. As nutricionistas Valeria Bordin e Amparo Fernandez darão dicas de como melhorar a alimentação e a relação de cada um com a comida.

Já o de educação vai realizar palestras, bate-papos, painéis e jogos. A ONG Caravana Lúdica vai organizar jogos no vão livre do MASP para estimular coordenação motora e cooperação entre os participantes. Acontece no dia 11, das 15hàs 18h.

O eixo de cultura apresenta teatros, filmes e intervenções artísticas sobre saúde nas metrópoles, como a esquete teatral Meio Ambiente e Sustentabilidade, que acontece no dia 12, das 10h às 16h, no Parque Jardim Previdência.

A programação completa está disponível aqui. Então, se você está em São Paulo, faça parte das atividades. Sua saúde (e a da cidade) agradece!

Os Voluntários BB, por meio do Portal do Voluntariado BB, apoiam ações e iniciativas que contribuem para a importância da qualidade de vida junto à comunidades onde atuam. Conheça aqui essas ações.