Orientações para estruturação de Comitês de Cidadania de Funcionários do BB
O Banco do Brasil, reconhecendo a importância histórica dos Comitês de Cidadania dos Funcionários do BB e entendendo que a atuação voluntária organizada por um grupo de pessoas, com interesses comuns, possui potencial de contribuir de forma mais estruturada e duradoura às comunidades em que estão inseridos, resolve estimular, por meio do seu Portal do Voluntariado BB, a revitalização e estruturação de novos comitês.
Reconhecimento e Revitalização
Buscando o reconhecimento e revitalização, uma série de matérias especiais serão publicadas, a partir de 28 de agosto, no Portal do Voluntariado BB. Para conhecer a primeira dela e as histórias de três Comitês de Funcionários atuantes até hoje, clique aqui.
Estruturação de Novos Comitês
Para a estruturação de novos comitês e seu cadastramento no Portal do Voluntariado do BB, deverão ser observadas algumas orientações, abaixo estabelecidas.
Definição: Comitê de Cidadania dos Funcionários do Banco do Brasil é qualquer grupo de funcionários do BB da ativa (de mesma ou de diferentes dependências) ou aposentados que apoiam, de forma voluntária, ao menos uma entidade sem fins lucrativos e com finalidade social (3º setor).
Confira orientações para estruturação de um Comitê de Cidadania:
1. Para o reconhecimento como Comitê de Cidadania, devem ser cumpridos os seguintes requisitos básicos:
a) mínimo de 3 funcionários da ativa (de mesma ou de diferentes dependências) ou aposentados;
b) os funcionários devem estar inscritos como voluntários no Portal do Voluntariado BB (www.voluntariadobb.com.br/login) e terem firmado o aceite ao “REGULAMENTO DE USO DO SITE”;
c) criação, no Portal (www.voluntariadobb.com.br > Comitês de Cidadania > clicar em “Criar novo comitê de cidadania”), do Comitê de Cidadania, com os seguintes requisitos:
- Título: nome do comitê
- Onde: localização do comitê
- Descrição: informar a data de crição do comitê, descrever seu histórico e proposta de atuação, destacando a(s) entidade(s) já apoiada(s) ou a ser(em) apoiada(s).
- Vincular os funcionários participantes do comitê, sendo um cadastrado como líder e os outros, que compõem o comitê, como representantes.
- Incluir foto dos integrantes do comitê;
- Efetuar o up-load da ata de constituição do comitê (identificando a data de criação, o nome , o presidente e demais componentes do comitê).
2. Os Comitês de Cidadania de Funcionários do BB deverão sempre buscar registrar o desenvolvimento de suas ações por meio do Portal do Voluntariado BB, de maneira que o acompanhamento e avaliação das mesmas sejam documentados.
3. A (s) entidade(s) a ser(em) apoiada(s) (instituição sem fins lucrativos e finalidade social) deverá(ão) ser registrada(s) no portal, devendo ser observados os seguintes critérios:
a) possuir CNPJ a fim de possibilitar o registro no portal e, se for o caso, no aplicativo GRS. Caso não tenha, sugere-se que uma das primeiras ações do comitê seja o auxílio a entidade para sua obtenção bem como de outros documentos estruturantes (estatuto, registros, etc.);
b) ser e ter dirigentes idôneos, assim reconhecidos pela comunidade onde atuam, por pesquisa em cadastro de clientes, CADIM, Antecedentes Criminais, internet e ainda por meio dos voluntários;
c) caso tenha conta-corrente, preferencialmente que seja no Banco do Brasil.
No caso de dúvidas, solicitamos abrir um Fale Conosco.