Dia do Idoso
Em primeiro de outubro comemora-se o Dia do Idoso.Pela Organização Mundial da Saúde, são consideradas idosas, as pessoas com mais de sessenta e cinco anos. No Brasil, este público soma atualmente 12,6% da população, segundo o IBGE.
O envelhecimento é algo natural,assim como qualquer outra fase da vida humana. Porém, muitos cuidados precisam ser tomados, sobretudo com a saúde.
É necessário que a pessoa, ainda na fase adulta, esteja preparada para envelhecer bem. Por isso, atividades físicas regulares como caminhadas, natação, vôlei e dança de salão são ótimas opções.
Direitos dos Idosos
Os idosos possuem seus direitos garantidos por Lei. A partir de primeiro de outubro de 2003 entrou em vigor, no Brasil, o Estatuto do Idoso. O documento apresenta várias normas a serem cumpridas e respeitadas pela população. “Têm por objetivo deliberar sobre políticas públicas, controlar ações de atendimento, além de zelar pelo cumprimento dos direitos do idoso, de acordo com o novo Estatuto”, sendo mais um instrumento para o exercício da cidadania.
Alguns direitos dos idosos são mais fáceis de vivenciarmos: existem atendimentos preferenciais para os mesmos em bancos, supermercados; não precisam enfrentar filas (somente as de idosos); existe o acesso livre em ônibus urbanos; vagas especiais nos estacionamentos; 50% de descontos em atividades de cultura, esporte e lazer; distribuição de remédios de hipertensão e diabetes gratuitamente; não podem sofrer discriminação por idade na contratação para o trabalho.
Os idosos devem ser respeitados em todos os aspectos.
Envelhecer é um privilégio. Afinal, se tornar idoso é um presente da vida!