Conheça um dos premiados no PVB 2014

O Prêmio Valores do Brasil (PVB) é uma iniciativa do Banco do Brasil que visa reconhecer, premiar, estimular e difundir iniciativas de relevante valor social e ambiental no âmbito do desenvolvimento sustentável do país.

Em sua 4ª edição, cujo eixo temático é o Empreendedorismo Social, foram selecionados projetos em 4 categorias: Negócios Sustentáveis, Voluntariado BB, Conglomerado BB e Parceiros Estratégicos e Fornecedores BB.

O Portal do Voluntariado BB preparou uma série de entrevistas com os cinco indicados ao PVB na categoria Voluntariado. A primeira delas você confere nesta matéria, na qual apresentamos o projeto de Minas Gerais apoiado pelo Voluntário BB Geraldo Élcio:

Recuperação e Preservação dos Recursos Hídricos da Comunidade de Santa Rita

O Funcionário da agência Praça de Esportes, situada em Montes Claros-MG, Geraldo Élcio do Socorro, vem atuando junto ao Comitê de Cidadania e Combate à Fome e a Miséria de Montes Claros há muitos anos.

Geraldo, que já recebeu reconhecimento no Portal como Super Voluntário, é cadastrado no site desde 26 de junho de 2013 e comenta a importância desse trabalho: “O voluntariado é um processo de evolução, de aprendizagem, de relacionamento com diversas pessoas, comunidades, entidades, etc”.

A Associação de Amigos Moradores da Comunidade de Santa Rita de Cássia e Adjacências, comunidade situada dentro do Polígono da Seca, trabalhava com a criação de gado de corte, com baixo nível de emprego e renda. Os rios tinham seus cursos d’água interrompidos no período das secas. “Durante o desenvolvimento da ação tive a oportunidade de conviver com pessoas de grande carisma, de muita capacidade e voltadas para o bem comum”, ressaltou o voluntário.

Pelo projeto, foram construídas 53 bacias de captação de água – Tecnologia Social certificada pela Fundação Banco do Brasil. Essas “barraginhas”, como são chamadas, além de proteger o solo contra a erosão, os rios do assoreamento e a destruição de estradas agrícolas, proporcionam a revitalização de nascentes, retenção e aparecimento de novos cursos d’água. “Por meio do projeto, as pessoas foram capazes de transformar uma realidade, de vencer seu maior problema que era a seca e o assoreamento das nascentes d’água. Conseguiram fazer ‘brotar’ água dos lugares onde ela havia desaparecido”, lembrou Geraldo.

Os agricultores e familiares da região, agora com água mais farta, passaram a produzir hortaliças, abastecendo o mercado local. Houve aumento na renda das famílias e a fixação do homem no campo, evitando o êxodo rural, muito comum na região. Muitas melhorias ocorreram devido ao projeto, como aquisição de eletrodomésticos, veículos, máquinas agrícolas e também houve um aumento da participação das mulheres em todas as fases, com acesso ao crédito (Pronaf Mulher), assumindo lideranças, antes de exclusividade masculina.

Geraldo Élcio ressaltou a importância do projeto, como voluntário, e também para a comunidade que foi beneficiada. Há uma frase que diz que “A felicidade aumenta com o dar-se e o sofrimento alivia quando compartilhado. Esta foi a melhor retribuição para mim”.

Segundo o voluntário, um dos agricultores falou: “Geraldo, o rio voltou… e junto com aquela nova nascente, uma vitória e a certeza de que estamos derrotando a seca e a miséria em nossa região”.

Para o Super Voluntário, Geraldo Élcio, um dos conselhos que se pode dar a outros voluntários é que busquem criar um mundo melhor, com ações que fazem toda diferença, e acrescenta: “é muito agradável perceber como as pessoas notam o Banco do Brasil, a partir de seus funcionários, e do apoio que o Banco vem nos dando para a execução de diversos projetos”.

• Para conhecer mais sobre Geraldo Élcio clique aqui.

• Clique aqui para visualizar a relação de todos os projetos ganhadores.