O Voluntariado apoia atingidos pelas enchentes em Petrópolis
A população de Petrópolis (RJ) foi atingida nesta terça-feira (15) por chuvas fortes com enchentes e deslizamentos que desencadearam a derrubada de casas e edifícios. Durante seis horas de chuvas, houve o acúmulo pluviométrico de 259 milímetros, superando a média de 238,2 esperada para fevereiro. A prefeitura declarou estado de calamidade pública e está contando com o apoio da estrutura do governo estadual do Rio de Janeiro.
Para ajudar as pessoas diretamente impactadas pelas enchentes, o conglomerado Banco do Brasil e a Fundação BB estão empenhados no apoio à população de Petrópolis (RJ), que tem enfrentado nesta semana os efeitos das inundações causadas por chuvas fortes. Para atender centenas de desabrigados, a Fundação BB está realizando aporte de R$ 300 mil e a BB DTVM está apoiando com R$ 100 mil, que serão somados às doações voluntárias de todos que puderem contribuir. E você também pode fazer sua doação.
Os valores são destinados à aquisição de alimentos, produtos de higiene e limpeza, assim como bens e utensílios domésticos, equipamentos de proteção individual (EPIs), entre outros. Os recursos serão repassados a instituições da sociedade civil, que realizarão a compra dos alimentos e itens de primeira necessidade e entregarão às comunidades.
Os valores são destinados à aquisição de alimentos, produtos de higiene e limpeza, assim como bens e utensílios domésticos, equipamentos de proteção individual (EPIs), entre outros. Os recursos serão repassados a instituições da sociedade civil, que realizarão a compra dos alimentos e itens de primeira necessidade e entregarão às comunidades.
O Banco do Brasil estuda os casos dessa região para prestar apoio negocial que ajudem a sociedade dessa localidade a se recompor e a atravessar esse período de maior dificuldade. A superintendência prestará as orientações à Rede Varejo, para que em parceria com as Gecor, possam atuar caso a caso junto aos clientes e à sociedade no local. Cabe destacar que canais alternativos, como correspondentes bancários ou meios digitais seguem ativos para apoio à população local. Além disso, as Agência Petrópolis (prefixo 0080), e a Estilo Petrópolis (prefixo 5086), localizadas respectivamente na Rua Paulo Barbosa, 81, e na Rua Imperador, 769, ambas no Centro de Petrópolis, também estarão recebendo doações como apoios físicos para a sociedade no local.
O Banco do Brasil também estará presente por meio do Cartão de Pagamento da Defesa Civil, específico para ações de resposta em áreas atingidas por desastres que proporciona maior agilidade, controle e transparência dos gastos, promovido pelos entes públicos. Lembramos que as contas abertas pelo Ministério do Desenvolvimento Regional para vínculo do cartão CPDC são exclusivas para recebimento dos recursos direcionados aos municípios atingidos pela calamidade. Essas contas não devem ser utilizadas para recebimento das doações.
Ações emergenciais fazem parte do Programa Ajuda Humanitária da Fundação BB que busca apoiar, por meio de assistência social e o acesso a direitos básicos, populações afetadas por crises humanitárias e calamidades. Este quadro de calamidade ocasionado pelas fortes chuvas em Petrópolis se soma aos efeitos gerados pela pandemia da Covid-19. E a Fundação BB e parceiros institucionais continuam com as ações da campanha Brasileiros pelo Brasil, que já entregaram mais de 3 mil toneladas de alimentos da agricultura familiar para mais de 500 mil pessoas em todas as regiões do país, incluindo localidades atingidas pelas enchentes.
Convidamos você para acessar no link https://forms.office.com/r/iwa0it4zF2, ou pelo QR-Code abaixo, a pesquisa NPS (Net Promoter Score) da Fundação BB e registrar sua reposta. Sua participação é valiosa!