Ação Infância e Vida: Unidos contra o câncer infantojuvenil

O câncer é hoje a principal causa de morte por doenças entre crianças de 1 a 19 anos no Brasil. Em 2020, foram registrados 8.460 novos casos, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Apesar desse cenário preocupante, existe esperança: quando identificado cedo e tratado com equipes especializadas, as chances de cura podem chegar a 80%. 

Com o objetivo de ampliar a possibilidade de tratamento cedo, o Banco do Brasil e a CONIACC (Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer) realizaram a campanha Ação Infância e Vida

O projeto atua em três frentes — mobilização de voluntários, doação de recursos financeiros e divulgação educativa — com o objetivo de promover melhores chances de diagnóstico e tratamento para crianças e adolescentes afetados pela doença. Para isso, a iniciativa visa mobilizar funcionários e clientes para ampliar o acesso a cuidados médicos e fortalecer a luta contra o câncer infantojuvenil. Veja abaixo como apoiar a campanha: 

  1. Mobilização do Voluntariado BB e do público geral para as instituições filiadas à CONIACC
    No portal do Programa Voluntariado BB, diversas ações em parceria com a CONIACC podem ser encontradas para que você, voluntário, possa atuar ativamente nesta causa. Para saber como encontrar uma ação relacionada, veja o passo a passo na Cartilha do Voluntário .

  1. Doação de recursos financeiros
    Contribua pelo PIX oficial da campanha. Cada valor doado ajuda a ampliar o atendimento e o tratamento de crianças e adolescentes.
    As doações podem ser feitas diretamente pelo pix da ação: pix.infanciaevida@fbb.org.br.Ou por transferência bancária: 
    Banco: 001
    Agência: 1607-1 
    Conta corrente: 50.000-3
    CNPJ: 01.641.000/0001-33) 

  1. Divulgação dos sinais e sintomas do câncer infantojuvenil e outras iniciativas voltadas ao diagnóstico precoce da doença
    Como mencionado, o diagnóstico precoce é crucial para aumentar as chances de cura. Por isso, pais e responsáveis devem estar atentos a sinais que podem indicar a presença da doença em crianças e adolescentes, como:

  • Febre recorrente sem causa aparente;

  • Falta de apetite e cansaço persistente;

  • Palidez inexplicável;

  • Manchas roxas no corpo sem histórico de traumas;

  • Dores ósseas ou articulares que não melhoram.

Ao perceber qualquer um desses sintomas, procure imediatamente avaliação médica.


Saiba mais sobre a iniciativa, informe-se e participe em: https://www.bb.com.br/site/acao-infancia-e-vida/

Juntos, podemos construir um futuro mais saudável e cheio de esperança para nossas crianças e adolescentes!