Conheça o aplicativo "Seja meus Olhos" uma forma diferenciada de Voluntariado Digital
Já imaginou poder ajudar um deficiente visual? Ser os olhos de alguém mesmo sem estar ao lado da pessoa? O dinamarquês Hans Jørgen Wiberg pensou nisso e criou o aplicativo "Be My Eyes"(Seja meus Olhos na tradução literal) que é uma oferta de ações de voluntariado digital e a distância. Qualquer pessoa pode ajudar e ser os olhos de quem precisa. “Se eu tivesse um par de olhos uma ou duas vezes por dia, eu poderia fazer muito mais coisas sozinho…”. Hans Wiberg que trabalha na Danish Blind Society ouvia muito isso no seu trabalho, onde ensinava cegos a cozinhar sozinhos.
Uma das maiores dificuldades para quem é cego é quando se depara com uma atividade em que não consegue fazer, como por exemplo, ver a validade de um produto na cozinha. Neste caso, o deficiente visual pede ajuda para o amigo mais proxímo e Hans notou que seus amigos usavam o Skype e o Face Time para resolver o problema. Desta forma, Hans teve a ideia de criar o aplicativo em que um cego pode pedir ajuda a uma pessoa que enxerga, sem precisar conhecê-la e a qualquer hora.
O aplicativo Be My Eyes, que conecta pessoas cegas ou com baixa visão com voluntários que enxergam, foi lançado em janeiro e já é um sucesso: são 113,719 mil voluntários prontos para ajudar mais de 9 mil pessoas com problemas de visão, em 80 idiomas diferentes. Nestas duas semanas, foram feitos mais de 28 mil atendimentos.
Entenda como funciona:
-
O deficiente visual solicita ajuda no aplicativo "Be my Eyes". O desafio é o voluntário ajudar em qualquer coisa que ele precisar, como por exemplo, verificar se a caixa de leite já passou da data de validade. A ajuda é realizada por vídeo ou foto, o deficiente visual posta e o voluntário responde por chamada de vídeo/aúdio.
-
Já com o voluntário, o processo é um pouco diferente. Por que ele/ela se cadastra no aplicativo e espera receber uma notificação de ajuda e a partir daí uma chamada em vídeo é feita. Por meio da chamada em vídeo o voluntário responde o deficiente visual e a conexão/ajuda é realizada.
O "Be My Eyes" é um sucesso no mundo inteiro e possui versão em português também. Por enquanto a plataforma só roda no sistema iOS, que é o mais adaptado para pessoas com baixa ou nenhuma visão. Agora, é a sua vez de ajudar quem precisa!
#voluntariadoadistancia
#voluntariadobbauxilioadeficientesvisuais