30 anos do Dia Internacional do Voluntário: atividades para celebrar a data
“O mundo está mudando. E você? Seja um voluntário!”
Este foi o lema escolhido pelas Nações Unidas para celebrar os vinte anos do Dia Internacional do Voluntário - 5 de dezembro. Criado em 1985 a fim de reconhecer o esforço de quem dedica parte de seu tempo para construir um futuro melhor, a data mobiliza cada vez mais gente em todo o mundo - segundo a ONU, somos mais de um bilhão colaborando para um mundo mais sustentável.
Vamos aproveitar o mês e organizar atividades que comprovam a importância do trabalho voluntário e espalham o bem pela cidade? Sugerimos algumas abaixo. Mãos à obra!
Ação Infância e Vida
O Banco do Brasil lançou o Programa Ação Infância e Vida, um conjunto de iniciativas com enfoque no combate ao câncer infantojuvenil. A mobilização tem por objetivo garantir melhor qualidade de vida e dignidade às crianças e adolescentes com câncer e suas famílias.
Saiba como doar clicando no banner.
Dezembro Vermelho
O último mês do ano é marcado por atividades de conscientização para a importância de se prevenir contra o HIV, pois o Dia Mundial de Luta Contra a Aids é comemorado em 1° de dezembro. Segundo o Ministério da Saúde, há 734 mil brasileiros convivendo com o HIV e, destes, cerca de 150 mil ainda não sabem que foram infectados.
(Crédito: Ministério da Saúde/Brasil)
Campanhas pelo sexo seguro são uma boa opção de atividade. Na empresa, organize palestras com médicos e assistentes sociais para mostrar como é simples se prevenir e deixar o preconceito de lado. Incentive todos a usarem o símbolo da campanha, um laço vermelho, ao longo do mês e não deixe de participar de eventos públicos. O Departamento de DSTs, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde publica uma lista de ações de prefeituras, governos e ONGs relacionadas à data. Não deixe de conferir!
Natal da Solidariedade
Fim de ano é aquele tempo no qual o espírito do bom velhinho alcança a todos. A vontade de ajudar está entre nós e deve ser posta em prática. Que tal organizar visita a lares de idosos ou abrigos de crianças? São pessoas que sentem falta do carinho familiar nesse período e que terão um natal mais feliz se presenteadas, mesmo com uma simples conversa e um forte abraço. Em relação às crianças, outra ação legal é participar da campanha dos Correios para adotar a cartinha de uma criança ao Papai Noel. É só organizar as pessoas para realizar o pedido de um pequeno e fazê-la ter um Natal feliz. As informações sobre onde pegar cartas estão no site especial dos Correios.
(Crédito: site dos Correios/Brasil)
Reconheça um amigo
Sabe aquela pessoa que trabalha contigo o ano inteiro e sempre está ao seu lado, seja de forma presencial, seja virtual, nas atividades de voluntariado? Então, está na hora de reconhecer o esforço dela para fazer o bem. Se você não ainda não deu um selo de reconhecimento a ela aqui no Portal, faça agora. Aproveite e escreva mensagens, reveja e aplauda as atividades que fizeram ao longo do ano. Nunca é tarde para celebrar suas ações!