Como a Tecnologia Pode Ser uma Aliada na Educação




Computadores, Ipads, internet sem fio e em qualquer lugar do mundo. A tecnologia vem mudando a maneira como as pessoas vêem e vivem suas vidas, ou até mesmo a própria maneira de se relacionar. Os voluntários que se dedicam à causa da educação sabem o quanto pode ser difícil prender a atenção dessa nova geração de crianças em meio a tantas novidades.

São inúmeros os relatos de vício por determinados jogos, horas na frente da tela e até problemas para deixar o mundo virtual e enfrentar o real. No entanto, para Don Knezek, diretor da Sociedade Internacional para a Tecnologia, as novas tecnologias são tão importantes para a evolução da educação quanto foram para a medicina.

E essa comparação faz sentido. Imagine um médico sem o auxílio dos aparatos do laser numa cirurgia, por exemplo? Agora, imagine um estudante sem a facilidade da internet para uma pesquisa acadêmica? Essas novas ferramentas trouxeram não apenas rapidez para realizar atividades, mas por vezes maior precisão e novas possibilidades.

“Em vez de perguntar se podem ou não utilizar as novas tecnologias, as escolas deveriam perguntar como usá-las”, garante Knezek, na matéria publicada no site Mashable. Para ajudar a entender como a tecnologia pode ser usada par ao bem, sobretudo quando o tema é educação, listamos alguns exemplos:







1. Uma nova – e mais interessante – forma de assistir às aulas

O engenheiro e matemático indiano Salman Khan tornou-se o professor mais conhecido na internet ao divulgar vídeos curtos e simples sobre diversas áreas do conhecimento. No Brasil, suas aulas também foram divulgadas em uma versão em português. Confira o site

Seguindo a mesma lógica, estão os tutoriais. Espécie de manual de instrução em forma de vídeo, eles ensinam de tudo e o melhor: visualmente! Para acessar algum, basta digitar o tema em alguma ferramenta de busca de vídeos, seguida do termo “tutorial”.


2. Salas de aula globais

Aprender uma nova língua com um nativo sem sair de casa? Sim, é possível. Sites como o Glavico"\ e Livemocha permitem ler conceitos de gramática, escutar fonemas, ter seus exercícios corrigidos por um falante da língua e quem sabe tentar conversar com ele?



3. E-books

Além de concentrar mais de 500 livros e um aparelho com menos de 200 gramas, os tabletes também tornaram o acesso a livros muito mais fácil. Sites como Amazon vendem lançamentos a preços muito mais baixos, sem agir ilegalmente contra os direitos autorais. No Brasil, o Domínio Público disponibiliza uma vasta coleção de obras da literatura brasileira sem qualquer custo. Na pesquisa acadêmica, o Google Acadêmico reúne inúmeras teses e dissertações online, de todo o mundo.




Como você pode ver, essas são apenas algumas das várias possibilidades de incorporar a tecnologia na sala de aula – e por que não em casa? – para melhorar o interesse e o empenho dos alunos. O desafio dessa nova era está justamente em buscar o bom uso dessas novas ferramentas!

E um bom uso fez o Comitê para Democratização da Informática, ONG que tem por missão transformar vidas e fortalecer comunidades de baixa renda através do uso das tecnologias da informação e comunicação. É um reflexo da tecnologia funcionando como ferramenta de mudança social, capacitando comunidades e proporcionando novas oportunidades.