Educação Financeira para Transformar - Participe do Mutirão Semana ENEF 2025
Voluntariado BB e Semana ENEF 2025 trazem destaque para a educação de jovens
Entre os dias 12 e 18 de maio, acontece a 12ª Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF), com o tema: “Educação Financeira para Crianças e Jovens: Preparando a Sociedade para Escolhas Conscientes”. O Programa Voluntariado BB, além da iniciativa de mentoria voluntária em educação financeira, se alinha aos valores da ENEF convidando seus voluntários a participar dessa jornada, através do Mutirão ENEF 2025. A iniciativa busca promover a autonomia financeira entre os jovens, incentivando escolhas alinhadas com seus projetos de vida e contribuindo diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, 8 e 10.
A Semana ENEF 2025 traz destaque aos jovens, entendendo que investir no ensino desde a juventude é atuar na raiz do problema. Ao capacitar as novas gerações, a educação cria um efeito multiplicador: jovens bem-informados repassam conhecimento à família e, no futuro, poderão influenciar positivamente a economia e a sociedade. Pensando nesse impacto, o tema surge como uma iniciativa que não só combate o endividamento, mas também promove uma mudança cultural, pavimentando o caminho para um Brasil mais próspero.
Durante a Semana ENEF, os voluntários BB podem se engajar por meio do Mutirão ENEF 2025, oferecendo palestras presenciais ou online para jovens a partir de 15 anos em escolas públicas ou instituições de ensino. As inscrições podem ser feitas no portal Voluntariado BB até o dia 5/05 (clique em Participar na página da ação Mutirão ENEF 2025). O programa disponibilizará material de apoio para os inscritos, garantindo que a experiência seja rica e acessível.
No BB, sabemos que a educação financeira vai muito além de números: trata-se de uma verdadeira alfabetização econômica, que envolve planejamento, controle, metas e decisões conscientes sobre o uso dos recursos. E quando esse conhecimento chega às mãos de crianças e jovens, o impacto é certo e duradouro. Nesse contexto, destacamos a Mentoria de Educação Financeira do Programa Voluntariado BB, iniciativa que, já na sua segunda edição, atua com foco em jovens estudantes de escolas públicas. Por meio de encontros individuais, os mentores voluntários oferecem orientação prática e troca de experiências. Gisele Lira Rodrigues, participante da primeira edição do programa, destaca que o contato com os mentorados trazem a visão dos desafios que os jovens enfrentam e como é possível ajudá-los, sendo um verdadeiro método de transformação mútua.
Sem dúvidas, a participação ativa dos voluntários é peça-chave nesse processo de transformação. Cada jovem educado financeiramente representa uma semente que possibilita os avanços concretos rumo a uma nova cultura financeira. Educar a juventude é investir em um Brasil mais consciente e igualitário, onde o dinheiro se torna uma ferramenta de conquistas. Compartilhe suas experiências e faça parte desse movimento!