Ação Infância e Vida - veja o que foi feito com a sua ajuda
A Ação Infância e Vida, campanha do BB e de parceiros para apoio ao combate ao câncer infantojuvenil com foco no diagnóstico precoce da doença, arrecadou mais R$ 1 milhão em 2016 e ajudou a proporcionar melhor qualidade de vida e dignidade, minimizando a dor e o sofrimento dos pacientes portadores de câncer.
As mais de 50 filiadas à Confederação das Instituições de Apoio e Assistência às Crianças e Adolescentes com Câncer - Coniacc, beneficiadas com a campanha, oferecem gratuitamente hospedagem, transporte, exames, medicamentos, atividades de lazer, cultura e educação. Algumas delas possuem equipes multidisciplinares que contam com assistentes sociais, psicólogas, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, médicas, enfermeiras, farmacêuticas, pedagogas, funcionários e voluntários dedicados à causa.
Além do apoio aos pacientes e familiares, a Confederação desenvolve iniciativas voltadas ao diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, que já é a maior causa de morte por doença entre pacientes de 0 a 19 anos. São quase 13 mil novos casos por ano, mas, segundo o Instituto Nacional do Câncer – Inca, quando diagnosticado no seu início as chances de cura do câncer chegam a 70%.
Os valores destinados à Coniacc por meio da Ação Infância e Vida e do Dotz Aniversário são exclusivamente para utilização em projetos voltados à divulgação dos sinais e sintomas do câncer infantojuvenil para o diagnóstico precoce da doença.
A Ação Infância e Vida 2017 vai acontecer no período de 15/08 a 15/10, e contará com novas parcerias.
Conheça o caso do David
David Santos tem 1 ano e 11 meses e foi diagnosticado com um tumor maligno no rim aos 8 meses de idade. Os primeiros sintomas surgiram aos 5 meses de vida quando seu pai notou um inchaço do lado esquerdo da barriga. Após a febre que não cessava, os pais procuraram por ajuda médica e a doença foi diagnosticada. Eles foram encaminhados para Salvador e, posteriormente, para o Grupo de Apoio à Criança com Câncer – Bahia (GACC-BA), instituição filiada à Coniacc.
Após quatro sessões de quimioterapia, o pequeno David foi submetido à uma cirurgia para retirada do tumor.
David Maciel de Jesus dos Santos de Irecê-BA, é paciente do GACC-BA e Valdeane Rosa de Jesus, mãe de David
“Descobrir a doença cedo foi de extrema importância, pois, se demorasse um pouco mais, o quadro poderia se agravar e tornar difícil sua recuperação”, relata Valdeane, mãe do menino.
Hoje, David visita o médico regularmente e sua família sente-se mais aliviada com sua recuperação.