Projeto Voluntariado BB FBB capacita jovens e adultos para atuar como guia turístico no Quilombo Kalunga
Um projeto para formar como guias de ecoturismo moradores do Quilombo Kalunga, maior comunidade remanescente do país e localizada em Cavalcante (GO), foi lançado no mês de Novembro, no Centro de Atendimento ao Turista do município. A iniciativa da Associação de Guias do Quilombo Kalunga envolve diretamente 40 pessoas, indiretamente outras cem, e conta com investimento social de R$ 46 mil da Fundação Banco do Brasil, no âmbito do programa Voluntariado BB.
O projeto “Formação de Condutores de Visitantes de Ecoturismo” vai capacitar, reciclar e qualificar jovens e adultos. A maior parte das atividades acontecerá no Engenho II, povoado do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Quilombo Kalunga. Também haverá ações no entorno de Cavalcante e em áreas do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás, localidades que ficam entre 200 e 300 quilômetros de Brasília (DF).
Santa Bárbara, Rei do Prata, Capivara ou Candaru são apenas umas das 150 cachoeiras catalogadas em Cavalcante e uma riqueza natural apreciada pelos ecoturistas que visitam a região. Muitas dessas cachoeiras, como a Santa Bárbara, estão localizadas no território quilombola. Outro atrativo turístico é a forte presença da cultura Kalunga e seus festejos populares, que acorrem ao longo do ano. Giros, folias, novenas e romarias são momentos nos quais essas comunidades reproduzem práticas, relações sociais e costumes e valores.
O guia, além conduzir visitas e informar o turista sobre os atrativos é também agente responsável pela valorização da cultura e identidade quilombola. Integrado à cultura local, ele zela pela preservação do meio ambiente, além de ser conhecedor da fauna, flora, geografia e história da região. Com o Ecoturismo no Quilombo, a estimativa da Guia Kalunga é contribuir com a capacitação profissional, a geração de trabalho e renda, preservação da cultura e do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da região