Conheça o Programa de Voluntariado do Parque Nacional da Tijuca - RJ
O principal objetivo do Programa de Voluntariado do Parque Nacional da Tijuca é contribuir para a conservação de uma das Unidades de Conservação mais conhecidas do país. Os limites do Parque Nacional da Tijuca - PNT se estendem por uma área de 39,53 km², onde estão inseridos valiosos patrimônios histórico-culturais brasileiros, como Corcovado, Pedra da Gávea, Vista Chinesa, Pico da Tijuca, entre muitos outros.
Com dez anos de história e mais de 100 mutirões, o programa de voluntariado do Parque Nacional da Tijuca tem atividades variadas todos os dias da semana. Ao longo desse tempo, mais de 10 mil horas de trabalho voluntário já foram doadas ao Parque.
As ações realizadas através de mutirões periódicos têm por intuito estreitar a relação entre o homem e a natureza, estimulando os cidadãos a participar de atividades saudáveis e de suma importância para a cidade, realizadas numa área de preservação com paisagens mundialmente reconhecidas.
Além de chamar atenção para o potencial turístico e de entretenimento do Parque Nacional da Tijuca, o programa também tem ênfase na melhoria da qualidade de vida daqueles que residem no entorno da unidade e na conscientização da população sobre a importância da preservação da Mata Atlântica local.
Qualquer pessoa pode se inscrever como voluntário no PNT. Inicialmente, preenche-se uma ficha de cadastro, disponibilizada no Centro de Visitantes ou então realizar a inscrição no portal: Amigos do Parque: http://www.parquedatijuca.com.br/#voluntario
Após essa etapa, aguarda-se uma convocação de reunião, onde será explicado em detalhes o Programa de Voluntário no Parque Nacional da Tijuca, buscando-se uma identificação das potencialidades e disponibilidades de cada um dos futuros voluntários.
Pode ser voluntária qualquer pessoa, brasileira ou estrangeira, com mais de 18 anos ou menor autorizado por responsável.
O Programa de Voluntariado do Parque Nacional da Tijuca tem cinco linhas de ação:
-
Mutirões mensais
-
Atividades semanais
-
Adoção de trilhas
-
Voluntariado de longa duração
-
Monitoramento da visitação e orientação dos visitantes
O Portal do Amigos do Parque reune informações sobre as atividades voluntárias:
-
Mutirões mensais: ação de voluntariado aos sábados ou domingos, nas quais participam, em média, 30 pessoas. As atividades e locais variam de acordo com as necessidades e prioridades do Parque, podendo ser feito manejo de trilhas, plantios, retirada de plantas invasoras, coletas de lixo, orientação e sensibilização de visitantes entre outras atividades.
-
Atividades semanais: são realizadas de terça a sábado e compreendem a manutenção de recantos e trilhas (poda de vegetação, fechamento de atalhos, correção de piso, manutenção de degraus, drenagem, sinalização etc.), o manejo da flora (retirada de plantas invasoras nocivas à Mata Atlântica, coleta de sementes, produção e plantio de espécies nativas), paisagismo e campanhas de educação ambiental. Os voluntários são informados por email e redes sociais sobre os horários e pontos de encontro. Confira abaixo a programação.
Terças, 9h: Setor Floresta (Floresta da Tijuca)
Ponto de Encontro: Centro de Visitantes
Quartas, 9h: Setor Serra da Carioca
Ponto de Encontro: Parque Lage
Quintas, 9h: Trilha Pedra da Gávea e Pedra Bonita
Ponto de Encontro: Guarita da Pedra da Gávea
Sábados, 9h: Setor Floresta (Floresta da Tijuca)
Ponto de Encontro: Centro de Visitantes
-
Adoção de trilhas: parceria entre o Parque e instituições ou grupos organizados que se comprometem a realizar a manutenção e conservação de trechos de trilhas do PNT. Eles recebem orientação e apoio dos funcionários do Parque para realizar a manutenção.
Passo a passo para a adoção de trilhas:
1 - Manifestação de interesse: os responsáveis pelo grupo devem enviar email para parnatijuca@icmbio.gov.br manifestando o interesse e informando o trecho que pretendem apoiar.
2 - Participação em oficina de nivelamento e capacitação: periodicamente a equipe técnica do ICMBio oferece oficinas de manejo e sinalização de trilhas para os interessados na adoção de trilhas. Pelo menos duas pessoas de cada grupo devem estar capacitadas para a adoção;
3 - Apresentação de plano de trabalho anual: o grupo interessado deve apresentar um plano de trabalho simples, informando a frequência pretendida para as atividades, número estimado de participantes e apoios necessários (supervisão, empréstimo de ferramentas etc)
4 - Assinatura do termo de adoção: o(s) responsável(is) pelo grupo deverá assinar um Termo de Adoção, especificando o trecho adotado e formalizando o compromisso de apoiar o Parque Nacional da Tijuca nessa atividade;
5 - Programação de atividade: o responsável deverá informar ao PNT com a máxima antecedência as datas das atividades para acompanhamento de monitores e organização logística (informar atividades planejadas, ferramentas necessárias etc.).
-
Voluntariado de longa duração: estudantes e profissionais interessados em conhecer mais sobre a gestão do Parque Nacional da Tijuca podem se candidatar às vagas de apoio às diversas áreas de atuação do PNT (visitação, educação ambiental, pesquisa e manejo, comunicação, gestão de conflitos, entre outras). As vagas e os perfis desejados são divulgados periodicamente. Fique de olho no site e nas redes sociais
Quem mora em outro estado ou país, também pode se tornar um voluntário. Ofereceremos alojamento gratuito, recentemente reformado, no Setor Floresta para as pessoas que se comprometerem a realizar, pelo menos, 1 mês de trabalho voluntário com, no mínimo, 30 horas por semana. Como as vagas são limitadas, os interessados devem entrar em contato prévio com o Parque para verificar a disponibilidade através do email: parnatijuca@icmbio.gov.br.
-
Monitoramento da visitação e orientação dos visitantes: nessa atividade é feito o registro de informações sobre a visitação e também a abordagem de visitantes em áreas de visitação intensa, como as trilhas da Pedra da Gávea e Pedra Bonita, as Paineiras, a Vista Chinesa, o Corcovado, as cachoeiras do Horto e o Parque Lage. O objetivo é orientar as pessoas sobre procedimentos de mínimo impacto ambiental, normas do Parque, segurança na montanha e outros assuntos importantes que contribuem para uma visitação de qualidade no Parque.
Os voluntários que integram o projeto recebem capacitação permanente e atuam em dupla aos sábados e domingos, das 8h às 12h. Para participar, é preciso ter disponibilidade de pelo menos uma manhã por mês.
Fonte: Portal Amigos do Parque - Parque Nacional da Tijuca - RJ