Como atuar como voluntário?



A ação voluntária é um movimento forte no nosso país e vem crescendo ao passar dos anos. Segundo o levantamento em 2014, feito pelo Instituto Datafolha com 2024 brasileiros de 135 municípios, 11% da população brasileira são voluntários e um número quase três vezes maior (28%) já realizou algum tipo de atividade formal não remunerada para ajudar o outro em algum momento. De acordo com a mesma pesquisa, 58% das pessoas entraram no voluntariado para serem solidários, enquanto 18% disseram que se iniciaram na prática por influência de conhecidos ou instituições. Outros 17% dizem que entraram por satisfação pessoal. Dados do estudo da OnG Viva e Deixa viver trouxeram resultados semelhantes. Para acessar o estudo da associação acesse: Perfil do Voluntário da ONG Viva e Deixa Viver - 2014

Você que é voluntário do Portal pode estar ansioso para se engajar e atuar em sua cidade ou região, então elaboramos algumas orientações.

Como ser um voluntário atuante?

O Portal do Voluntariado BB tem investido em ações de mobilização e interação em prol de estimular novas adesões as frentes de trabalho voluntário no país e no mundo. Uma destas ações é o Classificados de Serviços Voluntários, o voluntário faz o seu anúncio e este participa de um Informativo de Serviços Voluntários que é enviado para os Centros de Voluntariado do Brasil.

Também, o voluntário recebe ofertas ativas de serviços voluntários identificadas em sua região ou de serviços voluntários online nos quais ele pode se envolver.Você mesmo pode abrir uma ação independente no portal e fazer sua campanha mobilizando os voluntários de sua região.

Como escolher a instituição em que quero atuar?

O primeiro passo é pesquisar sobre em que área você deseja atuar como voluntário e quais instituições seriam de seu interesse em sua região. Você pode atuar com trabalho presencial ou pode ceder algumas horas do seu dia e prestar um serviço voluntário online.

Muitas instituições possuem programas de voluntariado e compartilhar ideias com outros voluntários na rede, pode revelar oportunidades para os que querem iniciar.

É necessário ter compromisso na prestação do serviço e fechar um plano de trabalho em conjunto com a instituição que deseja atuar, unindo tempo disponível com a necessidade da instituição.

Quais ações posso desenvolver?

Diversas ações podem ser desenvolvidas tanto na categoria de voluntariado presencial como online, tais como:

Ações para captar recursos para instituições: Brechós solidários, feiras solidárias, bazar solidário; campanhas para fundo solidário; rifas solidárias; vendas de camisetas e demais brindes para causas beneficientes; festas juninas; festas/shows solidários, apresentações artísticas solidárias entre outros.

Ações de sensibilização: fazem corridas simbólicas, passeios ciclísticos, mutirões solidários, plantio de mudas, oficinas de educação ambiental; Palestras, oficinas de diversos temas de direitos humanos; oficinas de saude e nutrição; música; iniciação musical; oficinas de educação financeira; oficina de diretos do consumidor; oficina de esporte ; oficina de arte para crianças; segurança na comunidade; saude da crianças, economia doméstica, segurança familiar e alimentar; entre outros.

Uma caminhada em prol de um tema como o câncer de mama, a paz no trânsito. Um mutirão de limpeza na praça de seu bairro, na praia que você visita entre outros.

Ações de incentivo a aquisição de trabalho e renda e apoio a projetos: palestras sobre empreendedorismo; corte e costura; manicure; cabelereiro; informática; panificação, marcenaria, entre outros. Já pensou em dar palestra sobre direito da mulher em comunidades mais carentes? Dicas de conhecimento bancário?

Ensinar atividades que possam ser uma fonte de renda para pessoas carentes como fabricação de bonecas de pano ou biojóias.

Ações de solidariedade presencial: visita a orfanatos; visita a asilos; visita a hospitais; apoio a refugidados, campanhas de arrecadação de recursos e donativos para vítimas de calamidades; sopão para os sem-teto; ações de inclusão social para ex-detentos; para dententos; para portadores de inclusão social entre outros;

Já imaginou juntar alguns voluntários e fazer a festa de aniversário das crianças no orfanato de seu bairro? Um faz um bolo, outro faz docinhos; outro se dispõe a contar história; a se vestir de palhaço para realizar brincadeiras; fazer contação de histórias; montar um grupo de teatro de fantoches. A imaginação é o limite e o talento também de quem é voluntário!

Ações de proteção animal: lar temporário; auxiliar em alguma ONG para passear com os animais; ajudar a procurar lares adotivos; compor banco de dados para possíveis doadores, para voluntários de lares temporários ou pessoas que tem interesse de adotar; entrevistador de candidatos a lares temporário ou adotivos; equipe de resgate de animais em situação de risco; atuar com conhecimento jurídico para auxiliar demandas de resgate de animais e de combate a maus tratos; atuar na construção de cursos para sensibilizar a população para denunciar maus tratos; ser parte de uma equipe para ser redator de posts em blogs da associação e redes sociais entre outros

Auxiliar no resgate dos animais, ajudar na mobilização para compra de ração para animais de rua, fornecer água para animais abandonados e auxiliar e prospectar valores para possibilitar mutirões de castração em prol de diminuir o número de animais em situação de abandono.

Ações online: Que tal auxiliar na diagramação e organização de um jornal escolar? Trabalhar como blogueiro de uma instituição? Montar sites para organizações sem fins lucrativos? Auxiliar instituições a captar recursos? Montar banco de dados sobre voluntários que podem atuar como voluntários presenciais?

Vamos integrar está rede do bem atuante e poderosa em nosso país? Só depende de você. Confira AQUI as ações independentes do Portal e aproveite para fazer parte de algumas!

#trabalhovoluntario

#comoiniciarotrabalhovoluntario