20 anos de construção da cidadania pelos Comitês de funcionários do BB
Betinho lançando a campanha em Brasília
“O que nos falta é a capacidade de traduzir em propostas aquilo que ilumina a nossa inteligência e mobiliza os nossos corações: a contrução de um mundo novo.”
Herbert de Souza – 1993.
O diagnóstico sobre a fome e a miséria no Brasil do início dos anos 90 evidenciava a necessidade urgente de mudanças na sociedade. Foi diante desse cenário estarrecedor que o movimento Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela vida foi lançado oficialmente, no dia 8 de março de 1993, pelo sociólogo Herbert José de Souza, o Betinho.
A criação, em todo país, de milhares de Comitês de Cidadania pelos funcionários do Banco do Brasil foi a resposta dada ao chamamento feito por Betinho. Esses milhares de comitês tinham como dever fundamental promover a arrecadação de alimentos para as primeiras ações emergenciais de combate à fome: “Quem tem fome, tem pressa”.
Ao longo desses vinte anos, alguns Comitês passaram a desenvolver outras ações estruturadas de cidadania para a superação das condições que alimentavam o ciclo da miséria e da fome, garantindo condições para o usufruto de direitos básicos, como o direito à vida, adoção e apoio a entidades diversas ou promovendo capacitação e aperfeiçoamento profissional das comunidades atendidas, garantindo melhores condições de inserção no mercado de trabalho.
Esses Comitês de Cidadania dos Funcionários do BB se constituíram em verdadeiro patrimônio da sociedade civil nas cidades onde mantêm suas atividades, na defesa e garantia de direitos fundamentais da população.
O Banco do Brasil, por meio do Portal do Voluntariado BB, quer resgatar a história e a trajetória de atuação desses comitês e reconhecer o papel imprescindível que desenvolveram e desenvolvem para o aprimoramento da cidadania no nosso país.
A partir desta edição, vamos mostrar os Comitês que ainda estão em atividade, documentos e imagens históricas de sua fundação, o que foi construído ao longo desses vinte anos de existência, as ações que promovem e como novos voluntários podem se inserir no trabalho voluntário nesses comitês.
Esta edição pretende também servir fonte de inspiração para a organização de novos comitês de voluntários, que se constituam organicamente para desenvolver ações estruturadas para superar os novos desafios para promover a cidadania plena nas comunidades onde atuarão.
Aproveitamos, então, para, neste primeiro momento, mostrar a atuação do Comitê do Funcionários do BB em Sapucaia do Sul, Comitê de Cidadania dos Funcionários do BB em Belo Horizonte e Comitê dos Funcionários do BB em Goiânia .Em breve, serão postadas matérias com as histórias e a atuação de outros comitês, podendo alguns deles estar em ação na sua cidade.