Solenização de assinatura de convênio do Projeto Voluntários BB Aposentados em Araras - SP


A Fundação Banco do Brasil - FBB e Associação de Educação do Homem do Amanhã – Aehda assinaram na primeira quinzena de julho um Termo de Convênio que beneficiará as atividades de geração de trabalho e renda e cuidado ambiental promovidas pela unidade Centro Ambiental Sérgio Ieda, localizado na zona leste de Araras, SP. A FBB foi representada pelo Gerente Geral da Agência Araras Marcos Martins e a entidade beneficiada pelo seu Presidente Fernando Fernandes Alvares Leite, com a presença de demais diretores, colaboradores e parceiros de ambas as organizações.

O projeto, que abrange a aquisição e instalação de implementos agrícolas no trato com o solo e de um novo setor de irrigação de viveiro de mudas em pleno sol, no valor de R$ 14.880,83, foi selecionado no Edital de Chamada Interna para Voluntários Aposentados do Banco do Brasil, por meio da Unidade de Negócios Sociais e Desenvolvimento Sustentável. O objeto dessa Chamada Interna é o apoio às ações sociais e ambientais desenvolvidas por instituições e entidades de direito privado sem fins lucrativos que contem com a atuação voluntária de funcionários aposentados do Banco do Brasil e dos Bancos incorporados, em iniciativas de sustentabilidade.



Para o Engenheiro Agrônomo José Mauro de Oliveira Araújo, responsável pelo projeto na Aehda, a aquisição dos novos equipamentos permitirá a melhoria da qualidade, produtividade e segurança na produção de mudas nativas, atividades de recomposição florestal, aumento da horta comunitária e utilização racional dos recursos hídricos. “ São mais de 28 hectares de região a ser cuidada diariamente e contamos com empréstimos de ferramentas como sulcadoras, enxada rotativa e roçadeira. Com os itens sob nossa responsabilidade, daremos um salto qualitativo e produtivo nas atividades”, declara.

Fernando Leite lembrou que a parceria com o Banco do Brasil vem de longa data, desde que a Aehda foi certificada pela Fundação com o Programa Homem do Amanhã, como Tecnologia Social de resultados comprovados que pode ser replicada em qualquer lugar do País. A entrada de voluntários aposentados do Banco do Brasil também foi decisiva para a solidez dessas parcerias. “Já conseguimos realizar projetos que beneficiam muitos de nossos jovens e com bastante orgulho de sermos selecionados, pois os critérios de apresentação de projeto e prestação de contas e resultados são bastante rígidos”, acrescenta.

O Gerente Geral da Agência Araras Marcos Martins destacou que é importante para as políticas de sustentabilidade do Banco do Brasil e de sua Fundação ter voluntários de seus quadros que são referência na comunidade em que atuam, bem como contar com a seriedade e contrapartidas de entidades que conhecem bem as questões sociais do município. “Já tive oportunidade de participar de Núcleo Gestor da Aehda em projetos de formação dos jovens e pude observar a seriedade no trabalho com os jovens e adolescentes”, opina.

Após a assinatura do Convênio, a Aehda dará início ao plano de trabalho, que contém as metas, cronograma e resultados previstos para aplicação dos recursos.

Fonte Matéria e Foto: Fundação Banco do Brasil - FBB