28 de agosto: Dia Nacional do Voluntariado

O Dia Nacional do Voluntariado foi instituído no dia 28 de agosto de 1985, e desde então, tem sido uma data celebrada. Em comemoração a essa data listamos alguns motivos para a prática voluntária. Lembramos que o trabalho voluntário é uma via de mão dupla.

Por meio da sua entrega, você recebe carinho, amizade e afeto. Esse é o maior reconhecimento para quem faz uma ação voluntária. Não deixe de conferir os motivos que farão com que você nunca deixe esse prática.

1- Voluntariado também faz bem para quem pratica:

Vários estudos mostram que voluntariado faz bem tanto para a mente como também para o corpo, contribuindo para a sociabilidade, reduzindo stress, pressão arterial, além de trazer um sentido maior para a vida (veja este artigo e este estudo - em inglês).

2- Voluntariado pode ser um tempo valioso com a família:

Quem já foi voluntário sabe que voluntariado está longe de ser somente um tempo dedicado ao próximo. É um tempo de satisfação própria também! E ainda pode ser uma diversão em família, por que não?

3- Voluntariado é uma chance de aprimoramento pessoal:

É uma chance de exercer e adquirir habilidades, além de ser ótimo para o currículo. O voluntariado ajuda a desenvolver habilidades profissionais.

4-Voluntariado tem espaço na vida de todo mundo:

Existe um leque enorme de atividades voluntárias disponíveis, do menor ao maior grau de envolvimento e para todos os gostos. Incentive que as pessoas encontrem atividades que as tragam prazer também e respeite o envolvimento gradativo. Se uma pessoa gosta de tocar violão, pode tocar violão numa creche ou mesmo em um evento pontual. Voluntariado não é um fardo…

5-Voluntariado pode ser divertido:

Ajudar em outras atividades, como por exemplo, organizar um mutirão em sua comunidade. Ver pessoas trabalhando para um único próposito é gratificante. Além de ser muito divertido!

O voluntariado é uma oportunidade de aprendizado para quem que criar vículos de amizade, companheiros e novas experiências.Segundo definição das Nações Unidas, "o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos”.

O Banco do Brasil parabeniza seus voluntários pelo trabalho que executam em prol de uma sociedade mais justa e sustentável e apoia o desenvolvimento de ações transformadoras e que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das suas comunidades.

Parabéns, Voluntário BB!