Voluntariado Ambiental: Nova ecotrilha no DF

Brasilienses e turistas contam com mais uma trilha ecológica sinalizada no Distrito Federal, desde domingo passado (9). A trilha Pedra dos Amigos fica no Núcleo Rural Córrego do Urubu, no Lago Norte. Com 3,7 quilômetros de extensão e nível leve de dificuldade, o percurso oferece uma visão panorâmica do lago Paranoá, inclusive com uma vista deslumbrante do pôr do sol, com a arquitetura central de Brasília ao fundo.

Além da sinalização, o visitante encontra pelas trilhas muitas árvores identificadas com seus nomes científicos e placas com explicações em fotos e textos sobre espécies da fauna e flora do cerrado. O trabalho de estruturação do trajeto foi realizado em mutirão pela comunidade local. A 700 metros dali, no mesmo núcleo rural, há o Córrego do Urubu, que tem uma cachoeira apropriada para banho. A trilha não passa pela cachoeira, mas é possível acessar a queda d'água facilmente apenas com algumas orientações.

A inauguração da trilha Pedra dos Amigos faz parte do projeto Ecotrilhas Serrinha, uma parceria entre a Fundação Banco do Brasil e o Instituto Oca do Sol, com o objetivo de ampliar o ecoturismo e a conscientização ambiental para preservar o cerrado. Entre as ações previstas estão a estruturação de mais cinco trilhas – outras três na Serrinha do Paranoá e duas na península do Lago Norte - e a capacitação de voluntários e multiplicadores no combate a incêndios. O projeto foi selecionado por meio da edição 2016 do Projeto Voluntários BB FBB, encaminhado pelo voluntário Osvaldo Antônio Passos Teixeira Dantas, teve o investimento social da Fundação de R$ 61 mil.

De acordo com o coordenador da execução do projeto, Maicon Braúna, a entidade já mapeou mais de cem nascentes na Serrinha do Paranoá e a iniciativa busca também preservá-las. "O projeto também tem esse objetivo de mostrar as nascentes e a importância da preservação. Ainda mais agora que vai haver captação de água do lago Paranoá. Se a gente acabar com as nascentes, vai faltar água".

O projeto também conta com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Governo do Distrito Federal, por meio da Administração Regional do Lago Norte.

Veja aqui o folder com informações sobre as trilhas do Paranoá.