Fundação BB inaugura fábrica de biscoitos e entrega caminhão na selva amazônica

ma fábrica de biscoitos de castanha-do-brasil, também conhecida como castanha-do-pará, foi inaugurada nesta terça-feira (14), em plena selva amazônica, no Amapá. A unidade fica na Reserva Extrativista do Rio Cajari, localizada no município de Laranjal do Jari, há seis horas de viagem, por vias terrestres e fluviais, partindo de Macapá (AP).



A iniciativa é uma parceria entre a Associação de Mulheres Agroextrativistas do Alto Cajari (AMAC), a Fundação Banco do Brasil e o Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O empreendimento, que foi desenvolvido a partir de projeto selecionado pelo Edital Ecoforte Extrativismo, tem capacidade para produzir 200 toneladas de biscoitos por mês e será administrado por 240 mulheres extrativistas. O evento contou com a presença das mulheres associadas da AMAC e do superintendente estadual do Banco do Brasil, Sadi Hendges.

Com investimento social de R$ 451 mil, destinados à estruturação da fábrica de biscoitos, aquisição de um caminhão e capacitação das mulheres participantes, espera-se a melhoria na gestão e no aumento da capacidade produtiva do empreendimento. Elziane Ribeiro, presidente da AMAC, destaca que os equipamentos vão dar mais autonomia na produção e comercialização de biscoitos. “Consequentemente, vamos aumentar a renda e melhorar a vida das famílias aqui do Cajari”, disse.

Fonte: FBB - Por Clayton Maciel