Rodrigo Nogueira fala sobre a importância do Voluntariado
Confira a entrevista concedida por Rodrigo Santos Nogueira, gerente geral da Unidade Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil, sobre o novo Portal do Voluntariado BB e da importância do trabalho voluntário, nos dias de hoje, para a empresa e para a sociedade.
1. Rodrigo, quais os objetivos do Portal do Voluntariado?
Em 2011, o Banco decidiu revitalizar seu Programa Voluntariado BB. Para tanto, foram estabelecidos três eixos de atuação: Comunicação e Capacitação; Reconhecimento e apoio a projetos; e Gestão. O Portal do Voluntariado vem atender esses três eixos. Funcionando como uma rede social, permite total comunicação e interação entre seus usuários: voluntários, Banco, Comitês de Cidadania e entidades apoiadas.
Aqui, um ponto que considero de destaque: por estar na internet, o Portal permite agora a participação dos colegas aposentados e familiares e amigos dos funcionários BB. Do ponto de vista da capacitação, em breve, lançaremos quatro cursos por meio do portal. Esses cursos objetivam qualificar a atuação voluntária, orientando quanto à legislação do setor, gestão financeira de entidades, elaboração de projetos e captação de recursos. O Portal também oportuniza reconhecermos ações de destaque.
2. De que forma ele se organiza?
O novo Portal do Voluntariado oferece diversas funcionalidades ao usuário. Um dos principais diferenciais é a autonomia e interação que a ferramenta proporciona. O próprio voluntário pode divulgar uma entidade ou ação voluntária que ele apoia, convidar outras pessoas para participar da iniciativa e encontrar oportunidade de atuação em todo o país a partir de ações compartilhadas pelos seus colegas ou pelo BB. Importante destacar suas características de rede social, dentre as quais a possibilidade de adicionar contatos, reconhecer colegas, publicar fotos, vídeos e resultados.
3. Que tipo de iniciativas voluntárias são divulgadas?
São divulgadas iniciativas em diversos campos de atuação. Apoio à gestão de instituições, assistência social, ações de proteção a animais, cultura, esporte e lazer são alguns dos exemplos de categorias de ações. As ações divulgadas ainda são classificadas por região, período, público atendido, ou seja, tudo para facilitar que o voluntário encontre uma ação com o perfil que lhe interesse e que esteja fisicamente próxima a ele. Para se ter ideia, em menos de 2 meses do lançamento do Portal, já foram divulgadas mais de 100 ações voluntárias.
Importante destacar que no Portal há dois tipos de ações divulgadas: “Ação Corporativa” e “Ação Independente”. As ações corporativas são aquelas coordenadas pelo BB, como é o caso do incentivo para destinação do Imposto de Renda devido aos fundos de proteção dos direitos da criança e do adolescente e o movimento recente de apoio às entidades de combate ao câncer infantojuvenil por meio do McDia Feliz. As “Ações Independentes” são aquelas iniciativas criadas pelos próprios voluntários, para apoio aos Comitês e/ou entidades das quais participa.
Rodrigo em visita à entidade Sociedade Estação Vida, de Águas Lindas – GO
4. O que é preciso para ser um voluntário?
Estimulamos que cada um contribua na medida de suas possibilidades, com aquilo que sabe e quer fazer. Uns têm mais tempo livre, outros dispõem de poucas horas por mês. Alguns sabem exatamente onde ou com quem querem trabalhar. Outros estão prontos a ajudar no que for preciso, onde a necessidade é mais urgente. E é exatamente isso que queremos. O importante é que todos que se sintam motivados a construir, com sua atividade voluntária, uma sociedade mais justa e solidária, participem e contribuam da maneira que puderem.
5. Para o BB, qual a importância do voluntariado na sociedade atual?
O Voluntariado é muito valorizado no Banco em razão dos benefícios que agrega ao próprio voluntário, para as pessoas com quem ele se relaciona, para a empresa e para a comunidade em que convive.
Para o voluntário, a melhora de autoestima, de satisfação e qualidade de vida, o desenvolvimento de competências e a aquisição de novos conhecimentos são alguns dos fatores positivos; para o Banco porque a sociedade reconhece o BB como agente desenvolvedor do País e ver seus funcionários atuando de maneira tão próxima e benéfica à comunidade é mostra da coerência e do valor desta empresa; e, para a sociedade o benefício é direto ao ter um voluntário qualificado atuando em prol das necessidades de diversas comunidades.
Ao verificar a amplitude e os diversos públicos que o Programa de Voluntariado no BB alcança, fica claro que o tema está intimamente relacionado ao posicionamento estratégico de nossa empresa, ou seja, ser um Banco Cada Vez Mais Bom pra Todos