Outubro Rosa
O “Outubro Rosa” teve início na Califórnia com o objetivo de dar visibilidade à causa do câncer de mama no mundo, fortalecendo a importância do diagnóstico.
A iniciativa tem característica marcada pela iluminação em cor rosa de monumentos históricos. O “Outubro Rosa” acabou por tomar proporções mundiais passando pela Torre de Pisa na Itália, Arco do Triunfo na França e chegou ao Brasil, com o objetivo de juntar forças para ganhar a batalha contra o câncer de mama.
O mês de mobilização busca levar informação sobre a doença com palestras, caminhadas, passeios ciclísticos entre outras atividades que fazem parte das ações programadas para outubro.
Dicas para prevenir o câncer de mama
O câncer de mama é o que mais incide na população feminina. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) já estimou que em 2014 deverão surgir mais de 57 mil novos casos da doença.
Não há uma causa específica para o câncer de mama, existem fatores que estão ligados ao aumento do risco de desenvolvimento da doença. Como método de prevenção confira algumas dicas:
• Uma alimentação saudável com frutas, legumes, verduras e leguminosas, como grão-de-bico, lentilha e feijão branco são alimentos de origem vegetal que ajudam a prevenir o câncer de mama. Inibi a chegada de compostos cancerígenos às células.
• Mulheres acima dos 40 anos devem se preocupar mais com o câncer de mama, principalmente se houver algum histórico de caso na família. As mulheres de 50 a 69 anos devem fazer mamografia sempre a cada dois anos.
• Estudos científicos garantem que fumar, a longo prazo, aumenta o risco de incidência da doença em algumas mulheres.
• Dica Importante: Faça o autoexame. O câncer de mama é silencioso, o que torna difícil a detecção de sintomas. Além de consultar um ginecologista, nunca dispense fazer o autoexame, pois é através dele que mais 80% dos tumores são descobertos.
• Não fume.
• Evite ingerir bebida alcoólica. O consumo de álcool, por menor que seja, pode aumentar o risco de desenvolvimento do câncer.
• Pratique uma atividade física regularmente que lhe dê prazer e saia do sedentarismo.
• Amamente o máximo de tempo possível. As mães que amamentam seus bebês por pelo menos um ano reduzem o risco de desenvolverem o câncer de mama futuramente.
Em Brasília, estão iluminados o prédio do Banco do Brasil, Congresso Nacional, Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal, Biblioteca Nacional, Monumento JK, Palácio do Buriti e Anexo, Catedral, Ponte JK, Palácio da Justiça, Itamaraty, sede da SPM-PR no Centro Cultural Banco do Brasil, Delegacia da Mulher e Câmara Legislativa do DF.
Conheça algumas iniciativas que o Voluntariado Banco do Brasil apoia como o Projeto Amigas do Peito e a campanha de prevenção do câncer clicando aqui .