O Samaritanos surgiu da inquietação de 14 jovens da paróquia de Casa Forte - Recife - PE, provocados por Bernardo Ferraz, a iniciarem um projeto social que desenvolvesse um trabalho mais concreto pelas pessoas em situação de rua.
Desde as primeiras reuniões, a ideia já era ir além do alimento, conseguir contribuir de modo mais efetivo para mudança de vida daqueles que escolhemos atender.
Atualmente, são 04 projetos sendo executados para atender as várias demandas da pop rua, quase uma dezena de eventos por ano, 12 comissões formadas por centenas de voluntários atuando com suas expertises, dezenas de parcerias e articulações com empresas, projetos sociais e entidades públicas, tudo para criar mais oportunidade para quem mais precisa.
Projetos:
Ronda: distribuição de comida, vestimentas e acolhimento;
Ronda de Direitos: em parceria com as Defensorias Públicas do Estado e da União. Neste projeto, os Defensores Públicos saem, uma vez por mês, nas nossas Rondas, atendendo a População que se encontra nas ruas.;
Vive Rua: realiza atendimentos menos complexos (sintomáticos, curativos, etc) e encaminhamentos para a rede pública de saúde e parceiros do setor privado;
Volver: Banco de Currículos. Psicólogas organizacionais e uma equipe formada por empresários e gestores de áreas variadas, estão imbuídos no propósito de criar oportunidade de retorno ao mercado de trabalho.