Propósito e bem-estar por meio do voluntariado: Histórias Inspiradoras de Voluntários Aposentados

Comitê de Cidadania de Campinas completou recentemente 30 anos de história, com um lindo legado de solidariedade e amor ao próximo, servindo de inspiração para todo o programa. A ocasião foi celebrada com um evento comemorativo, no qual estiveram presentes voluntários e instituições parceiras. Rosane de Arazão, voluntária desde 2009 e aposentada desde 2007, foi a organizadora do evento e destaca a importância da celebração: “Tivemos momentos de confraternização, revivendo a história do Comitê nestes 30 anos, com direito a certificados, [..] bolo comemorativo dos 30 anos e o coffee-break. O Comitê está vivo, nestes 30 anos, devido ao carisma e resiliência do seu fundador, Sr. João Daujaval do Amaral, que até hoje é o nosso coordenador das campanhas. Os voluntários não medem esforços quando se trata de um chamado dele.”

João Daujarval do Amaral, hoje aos 87 anos (aposentado desde 1986), foi o responsável pela fundação do comitê, e se mantém ativo e engajado nas causas sociais. Em seu depoimento, Amaral relata o orgulho que sente pelos momentos de voluntariado e as ações organizadas: “ o Comitê desenvolve ações sociais em parceria com a AABB Campinas. No último sábado de cada mês, são doados alimentos para instituições filantrópicas, como a Casa da Sopa, que atende mais de 400 pessoas todos os dias na região do Ouro Verde [...]. Anualmente, é feita uma campanha para doação de cobertores junto aos colegas de Banco do Brasil e da AABB. Os cobertores são encaminhados para instituições de caridade, como a Sociedade de São Vicente de Paulo. O volume arrecadado anualmente já atingiu 5 mil unidades.”  Amaral relata que muitas dessas campanhas acontecem desde antes da fundação do Comitê, e ao todo somam 42 anos de atuação voluntária. Essas iniciativas beneficentes incluem doações de alimentos para diversas entidades filantrópicas e apoio estrutural para mais de 40 instituições sociais campineiras.

Os voluntários entrevistados também destacam a alegria em ver o Programa Voluntariado BB crescer e a interação entre funcionários da ativa e aposentados, Rosane complementa: “Considero que, cada vez mais, o trabalho voluntário vem sendo incentivado. Fazemos as campanhas nas agências do BB, em Campinas [...] e os funcionários abraçam, como neste ano (2023), que voltamos a fazer as tradicionais sacolas de Natal. Os colegas são generosos, as sacolas vem abarrotadas.” O Comitê realiza anualmente campanhas de arrecadação e Rosane nos conta que no último natal foi possível doar 300 sacolas natalinas para 5 creches beneficiadas, além de 600 cestas de natal para a Casa da Sopa. 

O Comitê de Cidadania de Campinas é uma história de sucesso do Programa Voluntariado Banco do Brasil, servindo de inspiração e exemplo dos inúmeros benefícios do trabalho voluntário durante todas as etapas da vida, para quem pratica a ação e para quem a recebe.


Benefícios do voluntariado na saúde e bem-estar:

O voluntariado corporativo é, muitas vezes, o ponto de partida para o trabalho voluntário. É a partir desta rede de solidariedade que os colaboradores se deparam com os benefícios e alegrias do engajamento social, que possuem impacto na saúde física e emocional dos voluntários. Um estudo promovido pela United HealthCare, em parceria com a organização Volunteer Match, do qual participaram 2.705 americanos adultos, revelou números impressionantes: dos participantes que realizaram voluntariado nos últimos 12 meses, 93% notaram melhora do humor; 88% notaram melhora na autoestima; 79% experimentaram menor nível de stress e 75% sentiram-se mais saudáveis fisicamente.*

Além disso, a sensação de contribuir para uma causa maior, juntamente com a interação social que o voluntariado proporciona, ampliam o senso de propósito na vida e de visão de mundo, proporcionando aprendizados valiosos sobre si mesmos. Diante desta perspectiva, é fácil compreender que o legado do voluntariado ultrapassa gerações. O voluntariado na aposentadoria está se tornando uma tendência crescente, e é, não apenas uma maneira de contribuir, mas também uma fonte vital de bem-estar e propósito para aqueles que estão entrando em uma nova fase de suas vidas, colaborando para a criação de uma sociedade mais rica e solidária para todos.

* Doing Good is Good for You Study 2017