Esta página está arquivada!
Instituições

Cruz Vermelha Brasileira - Filial SP

São Paulo, SP, Brasil
Líderes
Sobre

Desde sua fundação em 1912, a Cruz Vermelha Brasileira – Filial do Estado de São Paulo atua em benefício das pessoas acometidas por desastres e na capacitação em primeiros socorros e saúde comunitária. Como parte de um movimento humanitário mundial, a Cruz Vermelha de São Paulo expande seus serviços sempre com o objetivo de prevenir e aliviar sofrimentos.
Tudo começou com o sonho da médica e pedagoga belga Maria Rennotte. No início do século passado, a filantropa militava por uma educação de qualidade para as mulheres, condições mais dignas de trabalho e participação feminina na política. Outra questão que a sensibilizava era o precário sistema de saúde ao qual os pobres recorriam, situação agravada por doenças epidêmicas comuns à época.
Inconformada com tantos problemas sociais, Maria Rennotte fundou a filial paulista da Cruz Vermelha em 1912, convocando mães e esposas que até então só se ocupavam dos afazeres domésticos para participar das ações da organização.
Nos primeiros anos de existência, as principais missões da filial foram o envio de enfermeiras para atuar em guerras no Brasil e no exterior e o bom atendimento oferecido às crianças carentes em seu hospital infantil.
Hoje, a atuação da Cruz Vermelha de São Paulo concentra-se em campanhas de promoção à saúde e na arrecadação de donativos para os desfavorecidos e vítimas de catástrofes, sempre com a participação ativa dos voluntários.