Projeto Voluntários BB FBB melhora o atendimento da APAE Matinhos (PR)

12/04/2018 17:12

 

Investimento social do voluntariado permitirá agilidade no tratamento de pessoas com deficiência

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Matinhos (PR) adquiriu no final de março uma minivan de R$ 56 mil com recursos do Projeto Voluntários BB FBB 2017. A entidade fazia o transporte entre a sede e a residência das famílias atendidas com um veículo pequeno, que não atendia adequadamente. Com o novo veículo, é previsto o aumento no número de atendimentos diários, passando de 12 para 48.

Eurides José Tesseroli Siqueira, gerente da agência de Matinhos (PR), participou da elaboração do projeto com a voluntária do BB Diana Mendes, que trabalha atualmente na agência Timon (MA). O gerente contou a iniciativa teve reconhecimento pelo governo local e pela comunidade. “A maior satisfação foi proporcionar uma melhoria de vida às pessoas que tanto necessitam”, afirmou.

Ana Cláudia Viana, diretora da Escola de Educação Especial Bem Me Quer, que é mantida pela APAE – Matinhos (PR), falou que o novo veículo trouxe mais conforto com ampliação da capacidade de transporte. “Quem ganha é o aluno, que está recebendo atendimento especializado com maior frequência”, comentou.

Segundo a diretora, o processo de inscrição na chamada interna do Voluntariado surgiu a partir da necessidade de melhorar os deslocamentos dos alunos com dificuldades neuromotoras para as unidades de tratamento. Muitas vezes, os profissionais de saúde iam até a residência de cada paciente para não interromper as rotinas de cuidados médicos. Atualmente, uma equipe multiprofissional acompanha a evolução dos alunos, seguindo cronograma de visitas nas casas e agendamento de longo prazo. 

Cristina Peres, secretária executiva da APAE, disse que o novo automóvel é adequado e amplo suficiente para o transporte de cadeira de rodas, por exemplo. “Fazemos um trajeto longo entre a sede da entidade e as residências. A minivan trouxe mais conforto para as pessoas atendidas”, relatou.

Criada em 1990, a APAE Matinhos (PR) possui atualmente 114 associados e tem o objetivo de atender pessoas com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) - Autismo, Síndrome da Down, Paralisia Cerebral, Deficiência Cervical, Motora e Múltipla. Uma equipe multiprofissional presta atendimento nas áreas de fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, serviço social e de neurologia, além de oferecer orientação aos familiares.

Parabéns Voluntariado BB!

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se