FBB lança edital para recuperar bacias hidrográficas do DF

06/04/2018 18:08

A Fundação BB lançou em 03/04, edital para o programa Recupera Cerrado, iniciativa que busca recuperar o bioma do Distrito Federal. O edital visa selecionar projetos voltados para a recomposição florestal de áreas degradadas em pequenas propriedades rurais nas Bacias do Rio Descoberto e São Bartolomeu, com acompanhamento pelo período de cinco anos. As inscrições vão até o dia 4 de junho.

O edital foi realizado em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema/DF), Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB). Podem participar entidades sem fins lucrativos legalmente constituídas há pelo menos dois anos. A parceria nesta primeira etapa prevê um volume total de investimento de R$ 1 milhão, recurso que faz parte do passivo de compensação florestal devido pela Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), primeira instituição a aderir ao programa-piloto.

O recurso poderá apoiar despesas com a aquisição de sementes, mudas, adubos, corretivos, arames e moirões; práticas de controle da erosão visando a conservação do solo; pagamento de serviço de terceiros para a implementação de técnicas de recomposição da vegetação (inclusive a manutenção do plantio), realização de ações de mobilização e divulgação; capacitação, serviços técnicos relacionados à atividade produtiva, beneficiamento e comercialização; gestão, assistência técnica e acompanhamento do projeto; construção, reforma ou ampliação em benfeitorias e instalação permanente; máquinas e equipamentos novos; móveis, utensílios e material permanente; equipamentos de informática, comunicação e software; veículos e caminhões novos, entre outros.

                             

A Rede Bartô é uma organização comunitária que promove a mútua cooperação entre as unidades da bacia do Rio São Bartolomeu, por meio do desenvolvimento sustentável. Para Rafael Pinzón, representante da entidade, é salutar observar a quantidade de iniciativas que estão sendo desenvolvidas na área rural de proteção de nascentes com mudas de cerrado. "A mudança principal acontece na mentalidade das pessoas que atuam na agricultura familiar, que estão compreendendo mais a importância do meio ambiente", comentou.

O Recupera Cerrado é um programa desenvolvido pela Aliança Cerrado, fórum permanente entre sociedade civil e governo, coordenado pelo Centro de Excelência do Cerrado (Cerratenses), unidade do Jardim Botânico de Brasília, para promover a conservação e recuperação do Cerrado. Trata-se de um programa piloto de fomento à compensação florestal para induzir métodos inovadores de recomposição da vegetação nativa. 

Se quiser conhecer o Edital, acesse www.fbb.org.br/recuperacerrado

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se