22/03 - Dia Mundial da Água

22/03/2018 13:41

Durante milhares de anos, a população mundial pouco se preocupou em cuidar das águas do Planeta por acreditar ser um recurso abundante na Terra. Apesar de o mundo ser feito de 3/4 de água, apenas 1% dela está disponível para consumo. Diversos fatores como falta de chuvas, depredação das margens dos rios, crescimento populacional e o uso desenfreado da água acarretaram a crise hídrica em diversos países.

No Brasil, a seca era apenas uma preocupação da região Nordeste, no entanto, nos últimos anos, a falta d’água passou a ser um problema nas outras regiões do país. Vários estados das regiões Sudeste e Centro-Oeste tiveram que adotar medida emergenciais de racionamento de água.

Das pequenas ações que podemos fazer em nossas casas, como fechar a torneira quando escovar os dentes e reuso de água da chuva para regar os jardins, até ações de impacto mais amplo são importantes para preservação desse patrimônio do planeta.

Para que haja um uso mais responsável e eficiente deste recurso natural, o Banco do Brasil acaba de criar, em parceria com o WWF-Brasil (ONG Fundo Mundial para a Natureza), uma ferramenta que calcula o uso de soluções alternativas para o uso da água. A Calculadora Hídrica apresenta soluções como as torneiras com acionamento automático para o comércio e o sistema "Clean in Place" de limpeza de tanques e reatores para a Indústria.

Conheça a Declaração Universal dos Direitos da Água publicada pela ONU em 22 de março de 1992, data que se celebra o Dia Mundial da Água.

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se