Outubro Rosa: saiba mais sobre o câncer de mama

02/10/2017 10:13

O Outubro Rosa é um movimento que nasceu na década de 90 com o objetivo de envolver a população no controle e combate ao câncer de mama, através de ações de conscientização. Por isso, abaixo separamos algumas informações para você saber mais sobre a doença e como diagnosticá-la.

O Câncer de Mama

É uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos. Apesar de ser o tipo de câncer mais comum em mulheres no mundo, também pode acometer homens. 

Fatores de risco

Segundo o Instituto Nacional do Câncer - INCA, esses são os principais fatores que aumentam o risco desse tipo de câncer:

Como prevenir

Ainda segundo o INCA, 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:

  • Praticar atividade física regularmente
  • Alimentar-se de forma saudável
  • Manter o peso corporal adequado
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
  • Amamentar

Além disso, o câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres. Todas devem estar atentas ao seu próprio corpo e às suas mamas, apalpando-as sempre que se sentirem confortáveis para tal, e a qualquer sinal de anormalidade, (como inchaços, caroços, dores, vermelhidão, secreção, etc), devem procurar um médio imediatamente. Mulheres entre 50 e 69 anos devem realizar uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

Nesse quiz preparado pelo INCA, você pode testar seus conhecimentos sobre o câncer de mama e aprender mais sobre a doença e como preveni-la.

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se