Projeto Voluntários BB FBB: Música, Educação e Voluntariado

22/06/2017 17:40

Um lugar onde todos têm a mesma chance de aprender a tocar um instrumento musical integrar orquestra de cordas, desde crianças até os idosos. O projeto Cordas em Concerto da Associação Simonense de Cultura – SOS Cultura, em São Simão (SP) procura democratizar os conhecimentos de instrumentos musicais eruditos.

Por meio da parceria com a Fundação Banco do Brasil, a iniciativa recebeu investimento social de R$ 68 mil, o que permitiu a continuidade das aulas de violino, violoncelo, viola erudita e contrabaixo, atendendo a 50 participantes. O recurso será usado também na recuperação de instrumentos musicais e na contratação de serviço de consultoria especializada para suporte técnico do projeto.

A Associação Simonense de Cultura - SOS Cultura foi criada em 2001, com o objetivo de recuperar o Theatro Carlos Gomes, construído em 1896 no município, e de dinamizar a cultura, tendo como enfoque principal a oferta de oportunidades para as camadas mais vulneráveis da sociedade, num trabalho de inserção social e cultural de crianças, jovens e adultos da comunidade local.

De acordo com Denise Gimenez de Oliveira, voluntária no projeto e aposentada do Banco do Brasil, não há pré-requisitos para participar das aulas. Basta o aluno escolher qual o instrumento irá se dedicar. “Aqui nós atendemos todos que têm interesse em aprender. Depois dos testes, os estudantes irão avaliar suas aptidões e identificar o instrumento que mais gosta de tocar”.  Segundo a voluntária, as aulas proporcionam a integração de diversas gerações, onde todos buscam o entrosamento dentro das oportunidades oferecidas.

“É uma satisfação testemunhar a parceria da Fundação BB. O projeto foi um marco para a nossa juventude e que não poderia parar. É gratificante ver adolescentes e jovens lendo partituras e executando instrumentos de cordas que não são tão simples de serem tocados”, declarou Luís Roberto Bimbati, funcionário aposentado do Banco do Brasil e também voluntário do projeto.

 

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se